Carrinho de compras do WhatsApp: como funciona?
Conheça a nova ferramenta comercial do WhatsApp para compras pelo aplicativo
- Data: 29/11/2021 16:11
- Alterado: 29/11/2021 16:11
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:
O WhatsApp lançou o recurso carrinho para consumidores realizarem pedidos de produtos para perfis comerciais diretamente pelo aplicativo. Através da funcionalidade do WhatsApp Business, os clientes podem utilizar o botão comprar para acessar o catálogo de produtos da empresa e adicionar itens ao seu carrinho. Entre as suas vantagens, o WhatsApp destaca que o recurso permitirá aos clientes: realizar pedidos com mais facilidade e rapidez, fazer perguntas sobre vários itens ao mesmo tempo e solicitar diferentes itens em apenas um pedido.
Como funciona o carrinho de compras do WhatsApp?
O botão comprar é exibido em formato de ícone de loja ao lado do nome comercial da empresa, sendo possível visualizá-lo em uma conversa e no perfil do negócio. Ao clicar no botão, o cliente consegue acessar o catálogo e encontrar os itens inseridos nele. Para incluir um produto no carrinho, o usuário deve clicar no item que deseja selecionar e tocar em Adicionar ao carrinho. Após adicionar o produto, o cliente pode voltar a navegar pelo catálogo para selecionar outros produtos ou clicar no botão com ícone de carrinho para visualizar os itens inseridos. A quantidade de cada item inserido no carrinho também pode ser editada. Ao finalizar a inclusão de todos os itens no carrinho, o usuário poderá enviar essas informações à empresa através do próprio WhatsApp por meio de uma mensagem.
Como usar o carrinho no WhatsApp Business?
O recurso carrinho é disponibilizado automaticamente para usuários do WhatsApp Business. E para acessar a funcionalidade, perfis comerciais e clientes devem possuir a versão mais recente do WhatsApp. O recurso pode ser ativado ou desativado através do aplicativo do WhatsApp Business em dispositivos Android, iOS (iPhone) e pelo computador.
Para ativar a função no WhatsApp Web:
– É preciso clicar em Mais opções e acessar o Catálogo.
– Depois clicar em Mais opções novamente e em Configurações.
– Na seção Adicionar ao carrinho, deve-se clicar em Ativado.
Para ativar o recurso em dispositivos móveis:
– Basta clicar em Mais opções ou Configurações, depois em Ferramentas comerciais e acessar o Catálogo.
– Após essa etapa, deve-se clicar mais uma vez em Mais ou Mais opções e em Configurações.
– Ao acessar essa seção, é possível ativar a opção Adicionar ao carrinho para começar a exibir o carrinho aos clientes.
O WhatsApp ainda não disponibiliza as opções de pagamentos semelhantes às lojas virtuais diretamente através do aplicativo. Porém, perfis comerciais e seus clientes podem utilizar o WhatsApp Pay para receberem e realizarem transferências pela plataforma. As operações de pagamentos no WhatsApp Pay são habilitadas pelo Facebook Pay e seu processamento é realizado pela Cielo no Brasil. Assim, o usuário pode cadastrar um cartão de débito ou crédito para realizar pagamentos por meio do WhatsApp.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.