Capital paulista encontra-se em estado de atenção para alagamentos
O radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo mostra chuva forte na Zona Norte, nas subprefeituras de Casa Verde, Jaçanã/Tremembé e Santana/Tucuruvi
- Data: 05/12/2022 12:12
- Alterado: 15/08/2023 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Chuva
Crédito:Marcello Casal Jr - Agência Brasil
A Prefeitura, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), informa que as zonas Norte e Zona leste encontram-se em estado de atenção para alagamentos desde as 11h25. O mesmo ocorre com a Marginal Tietê.
Áreas de instabilidade vindas do interior começam a atuar com forte intensidade na cidade. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva forte na Zona Norte, nas subprefeituras de Casa Verde, Jaçanã/Tremembé e Santana/Tucuruvi.
Essas chuvas têm rápida passagem e atuam de forma isolada, porém podem atingir outras regiões da cidade. Na Zona Leste chove fraco nas subprefeituras de Ermelino Matarazzo, Penha e São Miguel paulista. As próximas horas seguem com chuvas com potencial para alagamentos e rajadas e vento.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
– Evite transitar em ruas alagadas
– Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
– Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
– Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
– Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
– Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Tendência para os próximos dias:
Os próximos dias ainda serão marcados por temporais sobre a Capital e Grande São Paulo, em função da combinação do calor e da alta umidade. As áreas de instabilidade se espalham sobre a região, principalmente entre a tarde e o início da noite. A sequência de dias com chuva desde o início do mês mantém as condições para formação de alagamentos, elevação das cotas de córregos e rios, bem como escorregamento de encostas em áreas de risco. As temperaturas se elevam significativamente a partir da quinta-feira (08), com valores acima dos 30°C, enquanto as precipitações diminuem sobre a região, de acordo com as simulações atmosféricas mais recentes.
Tempo instável e chuvoso a partir da madrugada de terça-feira (06), com pancadas isoladas, muitas nuvens e termômetros na faixa dos 19°C. No decorrer do dia as temperaturas não sobem muito, mesmo com curtos períodos de sol. Máxima de 24°C e percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 60%. As precipitações com volumes mais relevantes são esperadas a partir da tarde e se estendem para boa parte da noite.
Na quarta-feira (07), o cenário de tempo instável e chuvoso permanece. Madrugada com possibilidade de chuva isolada com baixo potencial e, ao longo do dia, pancadas de chuva com maior concentração a partir da tarde, se estendendo para o período noturno. Temperatura máxima prevista de 24°C e taxas mínimas de umidade do ar acima dos 60%.