Realidade Virtual: como funciona e onde pode ser utilizada
Conheça essa tecnologia e saiba quais são os dispositivos que podem ser utilizados para acessar a realidade virtual
- Data: 21/02/2020 12:02
- Alterado: 21/02/2020 12:02
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Plataformanet / Érica Oliveira
Crédito:Freepik
A realidade virtual vem ganhando destaque nos últimos anos e apesar de existir outras aplicações para essa tecnologia, foi o setor de entretenimento que fez crescer a visibilidade sobre ela e, assim, a sua aplicação nos jogos se tornou um dos seus maiores atrativos. A realidade virtual funciona através de uma tecnologia que utiliza efeitos visuais e sonoros para criar um ambiente de imersão virtual. Simplificando, essa tecnologia utiliza uma interface, como os óculos de realidade virtual, para simular uma situação ou um lugar e fazer com que a pessoa se sinta inserida neles.
Há muitos anos, algumas tecnologias analógicas já buscavam simular um ambiente de imersão parecido, que utilizava imagens estáticas para criar o efeito de profundidade em fotos de paisagens, que poderiam ser visualizadas através dos óculos. Atualmente, filmes e simulações digitais reproduzem cenários realísticos, onde o usuário pode mover a cabeça, ou até o corpo inteiro, e visualizar outras perspectivas do ambiente em que está inserido pela realidade virtual. A imersão nessa nova realidade se torna ainda maior devido aos dispositivos, como os óculos e os fones de ouvido, que bloqueiam os estímulos externos e impedem que distrações atrapalhem a experiência.
Além disso, a interatividade também se tornou um diferencial dessa tecnologia, agora o usuário pode controlar as suas ações dentro do ambiente criado pela realidade virtual. Utilizando dispositivos compatíveis, é possível fazer diversos tipos de movimentos e interagir com o cenário, como nos jogos em primeira pessoa, onde o usuário pode se tornar um personagem do próprio jogo. Normalmente, para que possa funcionar, esse tipo de dispositivo depende de um outro aparelho, como celular, computador ou console de videogame. E, hoje em dia, diversos modelos de óculos VR já podem ser encontrados disponíveis no mercado.
Oculus Quest, Oculus Rift, Oculus Go
O Oculus Rift, o Oculus Go e o Oculus Quest são modelos de headsets desenvolvidos pelo Oculus, empresa que pertence ao Facebook. O Oculus Rift é voltado para os jogos em realidade virtual para computador e depende de um cabo ligado ao PC para que possa funcionar, além dos óculos VR, também conta com dois controles – um para cada mão – utilizados para registrar os seus movimentos e transmitir para o jogo. O Oculus Go é um modelo portátil, que acompanha um controle para o reconhecimento dos movimentos das mãos e não precisa de fios para reproduzir os jogos, pois permite acessar através do smartphone.
Assim como o Oculus Go, o Oculus Quest funciona de maneira independente, sem a necessidade de cabos, apesar de permitir a conexão. Esse modelo possui sistema de jogo integrado para realidade virtual e também possui dois controles para as mãos, facilitando a navegação pelos jogos. Os headsets Oculus tem acesso à biblioteca com os jogos disponíveis e, até mesmo, jogos exclusivos da plataforma.
Samsung Gear VR
Os óculos de realidade virtual da Samsung são desenvolvidos em parceria com o Oculus e tem compatibilidade com os smartphones Galaxy S10e, Galaxy S10, Galaxy S10+, Galaxy Note9, S9, S9+, Note8, S8, S8+, A8(2018), A8+(2018), mas a compatibilidade pode variar de acordo com o modelo do dispositivo. O Samsung Gear VR acompanha um controle remoto que auxilia na navegação, podendo ser utilizado para selecionar, aumentar e diminuir o volume ou ainda executar alguma ação quando estiver jogando. O usuário também pode configurar uma Sala Oculus e jogar em salas virtuais.
PlayStation VR
O PlayStation VR é o headset compatível e que pode ser acessado através do sistema do PlayStation 4. Esse dispositivo da Sony possui tela OLED, áudio em 3D, microfone integrado ao headset, controles com ajuste de volume e também conta com uma biblioteca exclusiva de jogos. Para que possa funcionar, o PlayStation VR precisa ser conectado por meio de cabos no console.
HTC Vive
O HTC Vive é um óculos VR sem fio desenvolvido em pareceria com a Valve, da plataforma SteamVR, referência na distribuição de jogos virtuais. O headset HTC Vive monitora os movimentos com precisão através dos seus dois controles e possui tela de 1080 pixels, que promete cores vibrantes e um sistema de áudio integrado com alta definição para sons mais realistas.
Existem outras versões mais simples de óculos VR que estão disponíveis, como é o caso do Google Cardboard, fabricado em papelão, o modelo VR do Google funciona de maneira simples, apenas encaixando o smartphone na sua estrutura. De forma semelhante, pode-se utilizar os óculos VR Box, a diferença está na sua estrutura de plástico. Ainda existe a possibilidade de compartilhar com outras pessoas o que você está vendo na realidade virtual, utilizando aparelhos como o Chromecast e reproduzindo o conteúdo na televisão. Além dos jogos, a realidade virtual também pode ser usada em simulações com propostas diferentes, como em treinamentos militares ou para pilotos.
Continue acompanhando o nosso caderno, a Plataformanet traz toda semana um novo conteúdo com dicas e novidades do mundo da tecnologia.