O que são os esports?

Conheça o mercado de games e veja como as grandes empresas estão investindo nesse setor

  • Data: 12/10/2020 09:10
  • Alterado: 12/10/2020 09:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
O que são os esports?

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Os esports são modalidades de competições profissionais de esportes eletrônicos, que já ocupam um espaço enorme no mercado e só cresce ainda mais. Os vídeo games deixaram de ser apenas uma brincadeira e tornaram-se um mercado profissional, onde a audiência dos campeonatos aumenta a cada competição com transmissões online ou pela TV, assim como a lotação em arenas – antes da pandemia quando ainda eram realizados os eventos presenciais. A evolução do setor influenciou a profissionalização dos jogadores, a formação de times e ligas, o desenvolvimento das empresas de jogos eletrônicos e ganhou a atenção de grandes marcas que passaram a investir em esports.

Dentro dos esports, existem diversas modalidades e cada uma com diferentes tipos de jogos, entre os mais famosos estão: Fornite, Free Fire, League of Legends, DotA 2, Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), Rainbow Six: Siege, Overwatch, FIFA, PES, entre outros. Cada um desses jogos possui seus próprios campeonatos nacionais, regionais e até mundiais, com grandes investimentos das empresas desenvolvedoras, além dos patrocínios das empresas de outros segmentos.

Os números no mercado de esports são expressivos e quebram recordes todos os anos. Um exemplo do alcance de público dos esportes eletrônicos é a final do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) que registrou um pico de audiência de 396 mil espectadores e uma audiência média com mais de 342 mil pessoas durante a transmissão através do YouTube e da Twitch. Os valores das premiações também são consideráveis, o time campeão do CBLoL 2020 recebeu R$ 70 mil e o segundo lugar ganhou R$ 40 mil.

Por causa de todo esse crescimento, os esports estão recebendo cada vez mais atenção das empresas que não estão necessariamente no mesmo mercado de games, mas que veem potencial na audiência que o público gamer tem a oferecer. Essas empresas estão transmitindo as competições, patrocinando   campeonatos e equipes e algumas possuem o seu próprio time. Um bom exemplo disso é a Gillette. Entre as suas estratégias, a marca mobilizou embaixadores gamers, como o apresentador Tiago Leifert e o atleta de esports, Gabriel “Kami” Bohm; promoveu um reality show de preparação de jogadores, o Gillette ULT, além de ter sido a primeira patrocinadora do CBLoL.

Projetos semelhantes já estão sendo feitos há alguns anos. A Netshoes promoveu em 2018 o seu próprio campeonato de FIFA, a Copa Netshoes E-sports. A competição tinha o objetivo de selecionar novos jogadores para a sua equipe. Outras empresas ainda possuem os seus próprios times e inclusive colocam o nome da marca em suas equipes. Entre essas empresas está a Vivo, com o time de esports Vivo Keyd que conta com equipes de League of Legends, CS:GO e Free Fire. A Kalunga fez o mesmo caminho e se juntou ao Red Canids, tornando-se patrocinadora master da equipe. E até a gigante Coca-Cola resolveu investir nos esports, patrocinando o time de League of Legends da paiN Gaming.

Além dessas grandes empresas, clubes de futebol também têm investido nesse mercado. Entre os times que mais se destacam está o Flamengo eSports que com apenas três anos de formação ganhou destaque nos campeonatos de esports nacionais. Além das empresas patrocinadoras de times e competições, os esports também estão chamando a atenção dos veículos de imprensa e emissoras. O SporTV e a ESPN já transmitem os campeonatos oficiais, além de exibir programas voltados exclusivamente para o público de esports.

Vale lembrar que o termo esports também pode ser visto diversas vezes escrito de maneiras diferentes como “eSports” ou “e-sports”. A forma correta de escrever está em discussão e ainda não há consenso sobre a grafia que deve ser usada. Em 2017, a Associated Press, agência de notícias referência no cenário internacional, determinou que “esports” deveria ser a grafia utilizada, mas ainda existem discussões sobre o assunto. No Brasil também há debates sobre a maneira correta de se referir aos esportes eletrônicos, porém nenhum padrão foi adotado até o momento. Inclusive, empresas do setor, veículos de imprensa e até mesmo os times das modalidades de esports utilizam termos diferentes.

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  • Data: 12/10/2020 09:10
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