Clubes de assinatura: saiba como funciona esse mercado

Tendência vem conquistando muitos assinantes e é um modelo negócio em crescimento no Brasil

  • Data: 19/10/2020 16:10
  • Alterado: 19/10/2020 16:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Clubes de assinatura: saiba como funciona esse mercado

Crédito:

Você está em:

Os clubes de assinatura são serviços onde o assinante escolhe um plano de assinatura e recebe em sua casa os produtos selecionados mensalmente. Esse modelo de negócio lembra os serviços de assinatura de jornais e revistas tradicionais no mercado. Porém, os clubes de assinatura funcionam através das plataformas digitais e abrangem diferentes segmentos do mercado de varejo, como livros, cosméticos, cervejas e vinhos, produtos para animais, itens de papelaria, entre outros. Assim, o cliente pode escolher entre diversas opções de segmentos e receber uma gama de produtos variados.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), em 2014 havia cerca de 300 empresas nesse setor. Em 2018, esse número subiu para 800 empreendimentos, registrando um faturamento de R$ 1 bilhão só nesse ano, comprovando o sucesso dessa tendência. Além desses números, especialistas no mercado apontam que os clubes de assinatura podem ser um modelo de negócio vantajoso tanto para as empresas, como também para os consumidores.

Entre as vantagens do clube de assinatura para as empresas está a fidelização do cliente que, ao assinar um plano, estabelece um contato recorrente com a marca. E manter um relacionamento entre a empresa e o cliente é essencial para qualquer empreendimento de sucesso, sendo um dos principais objetivos do marketing digital. Esse serviço também permite que o consumidor conheça os produtos da empresa que talvez não tivesse tido interesse ainda em procurar ou muito menos comprar. Desta forma, a marca tem a oportunidade de criar um canal de comunicação com os clientes, apresentar os seus produtos e fidelizar os seus consumidores.

Diversas empesas de diferentes segmentos já estão aproveitando essas vantagens e ganhando espaço no mercado de clubes de assinatura, aqui vamos apresentar alguns exemplos.

Glambox

A Glambox é o maior clube de assinatura de beleza da América Latina, em que o assinante recebe todos os meses uma caixa personalizada de acordo o perfil preenchido ao contratar um plano de assinatura da empresa. Desta forma, o cliente recebe produtos surpresa de cosméticos e maquiagens de diversas marcas seguindo as suas preferências indicadas. Além disso, a plataforma permite ter acesso a comunidade “Glamgirls” para obter descontos exclusivos na loja online e participar de ações de marketing para ganhar “Glampoints”, que podem ser trocados por produtos, entre outros benefícios. A Glambox oferece planos anuais, semestrais e anuais.

TAG – Experiências Literárias

A TAG – Experiências Literárias é um serviço de assinatura que envia mensalmente kits literários com uma edição exclusiva de livro, box colecionável, marcador de página, revista sobre o autor e obra, entre outros brindes. Os livros são selecionados por uma curadoria e sempre são surpresa. A empresa disponibiliza dois modelos de assinatura: a TAG Curadoria, onde os livros são indicados por grandes autores convidados e TAG Inéditos, na qual o cliente pode receber best-sellers internacionais inéditos no Brasil. Os planos oferecidos pela TAG – Experiências Literárias são anuais ou semestrais.

Clube do Malte

O Clube do Malte disponibiliza um serviço de assinatura que envia uma seleção mensal de cervejas artesanais para os assinantes. As cervejas nacionais e importadas são selecionadas por sommeliers especializados. O clube de assinatura oferece diferentes opções de planos mensais que variam conforme a quantidade de bebidas e os itens exclusivos, como revistas, copos e baldes de gelo.

Essas empresas mostram que o mercado de clubes de assinatura pode ser explorado por empreendimentos completamente diferentes, mas que buscam aproveitar essa tendência do varejo em plataformas digitais no Brasil.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo digital, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 19/10/2020 04:10
  • Alterado:19/10/2020 16:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados