Aplicativos de delivery: conheça os apps de entrega
Saiba como utilizar os apps de delivery que podem facilitar o seu dia a dia
- Data: 30/03/2020 14:03
- Alterado: 30/03/2020 14:03
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira / Plataformanet
Crédito:
Os aplicativos de delivery surgiram como mais uma opção para facilitar o nosso dia a dia. Esses apps conectam os estabelecimentos que desejam fazer entregas e os clientes que desejam receber o seu pedido em casa. Através dos aplicativos de delivery, o cliente não precisa ligar ou acessar diretamente o site ou o aplicativo específico do restaurante que deseja consumir, agora é possível acessar um aplicativo e ter disponível diversos tipos de restaurantes e lanchonetes, com diferentes cardápios, como comida japonesa, massas, fast-food e até restaurantes considerados gourmet.
Os apps de entrega podem ser usados em dispositivos iOS e Android e, apesar do foco desses serviços de entrega ser o delivery de comida, existem aplicativos que também entregam outros tipos de produtos. Além do serviço de entrega, alguns estabelecimentos também disponibilizam a opção de fazer o pedido pelo aplicativo e realizar a retirada no local.
iFood
O iFood está entre os aplicativos de delivery mais conhecidos, disponibilizando entrega de comida para diversos tipos de restaurantes. Ao utilizar o aplicativo pela primeira vez, é necessário fazer um cadastro que pode ser realizado com uma conta de e-mail, conta do Facebook ou utilizando o número do celular. No iFood, você pode cadastrar um endereço de entrega ou utilizar a sua localização atual, assim, o aplicativo pode listar os restaurantes disponíveis para entrega na sua região. Na tela inicial do app, o usuário pode navegar pelas opções sugeridas ou buscar pelo item ou restaurante onde deseja fazer o pedido.
Quando selecionar o seu pedido, clique em “Sacola” para visualizar os detalhes, como os itens selecionados, a previsão do horário de entrega, a taxa cobrada, o valor da compra e a forma de pagamento que pode escolher. Entre as formas de pagamento, o iFood possibilita cadastrar cartão de crédito ou débito e disponibiliza a opção de fazer o pagamento na entrega do pedido. Após finalizar o pedido, o usuário pode acompanhar as etapas da entrega no próprio app. O aplicativo oferece cupons de desconto que podem ser consultados na aba “Perfil” no menu inferior. No seu app, o iFood ainda permite salvar os seus restaurantes favoritos para que possam ser acessados mais facilmente depois.
Uber Eats
Além de aplicativo de transporte, o Uber também oferece o serviço de entregas através do Uber Eats. Ao acessar o Uber Eats, o app solicita que o usuário faça um cadastro, que inclui o seu número de celular, endereço e as opções de entrega, como encontrar o cliente na porta ou deixar o pedido no lugar solicitado. Em sua tela inicial, o app exibe sugestões dos restaurantes disponíveis na sua região e as promoções com os descontos oferecidos. O Uber Eats também possibilita pesquisar o restaurante ou tipo de comida que prefere, como fast-food, pizza ou comida japonesa, por exemplo.
Após escolher e adicionar o seu pedido no carrinho, é possível conferir o endereço que você cadastrou, o horário estimado da entrega, o preço do pedido com a taxa de entrega inclusa e a forma de pagamento que você prefere, que pode ser em dinheiro, cartão de crédito ou débito. O Uber Eats também permite acompanhar o progresso do seu pedido no app até o momento da entrega no seu endereço cadastrado.
Rappi
Os serviços disponíveis no Rappi vão além do delivery de comida, pois o aplicativo também realiza entrega para outros tipos de estabelecimentos, como supermercados, pet shops e farmácias. O cadastro no aplicativo e a navegação funcionam de maneira semelhante ao iFood e Uber Eats. Ao utilizar o aplicativo pela primeira vez, é necessário fazer o cadastro, criar o perfil de usuário e o Rappi vai exibir as opções de serviços disponíveis na sua região de acordo com o endereço cadastrado. A diferença desse app está nos diferentes tipos de pedidos que podem ser realizados pelo aplicativo.
No Rappi, o usuário pode encontrar e selecionar o seu pedido entre os diversos itens, restaurantes e lojas que estão no app. Porém, o aplicativo também disponibiliza um campo de pedido chamado “Qualquer Coisa”. Nessa opção, você pode fazer o pedido descrevendo o que precisa comprar, como o endereço da loja e as informações do produto. O usuário ainda tem a opção de pedir um delivery de dinheiro, o RappiCash, com esse serviço o usuário pode solicitar a entrega de uma quantia determinada e não precisa ir até um caixa eletrônico.
Alternativas e medidas adotadas para o Covid-19 (coronavírus)
Por causa do surto de coronavírus, as autoridades governamentais restringiram as atividades de estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e lanchonetes. Desta maneira, os aplicativos de delivery se tornaram uma alternativa para esses estabelecimentos que não podem receber clientes, mas precisam continuar comercializando os seus produtos. Além de oferecer uma opção para esses estabelecimentos, os apps de entrega adotaram medidas para auxiliar os comerciantes, como é o caso do Uber Eats, que retirou a taxa de entrega para restaurantes pequenos e médios, essa medida tem o objetivo de diminuir os prejuízos causados pela pandemia do Covid-19.
O iFood também adotou medidas para garantir a segurança dos funcionários, entregadores, restaurantes e clientes. Entre as providências tomadas, o app de entrega vai destinar parte dos seus fundos para ajudar os restaurantes que precisarem de auxílio, além da medida preventiva com a opção “Entrega sem Contato”, onde o usuário seleciona a opção de pagar via aplicativo e optar por receber o seu pedido sem contato físico.
A Plataformanet traz toda semana informações como essas, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.