Amazon Echo e Alexa: assistentes virtuais para casas inteligentes
Dispositivos integrados e assistentes virtuais inteligentes podem controlar itens do dia a dia e transformar a rotina das residências
- Data: 31/01/2020 10:01
- Alterado: 31/01/2020 10:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:
A Alexa é uma assistente virtual desenvolvida pela Amazon e que chegou no Brasil em 2019 falando – e ouvindo – em português. E junto com a Alexa, o conceito de casas inteligentes ganhou mais dispositivos e mais alternativas de compatibilidade. O objetivo dessa tecnologia é proporcionar mais praticidade e conforto a nossa rotina, permitindo controlar dispositivos à distância através da conexão com a internet. Essa tecnologia aplicada em dispositivos comuns pode simplificar tarefas, como acender e apagar as luzes e trazem mais segurança com soluções que permitem outros níveis de proteção, como no caso das câmeras de segurança.
A Alexa pode funcionar de duas maneiras diferentes nos aparelhos. Os dispositivos com Alexa integrada possuem microfone e acesso ao serviço de voz da assistente virtual, assim o usuário tem contato diretamente com a Alexa, entre esses dispositivos estão alto-falantes, Smart TVs e caixas de som, por exemplo. Existem também os dispositivos que são compatíveis com a Alexa. Esses aparelhos dependem de outro dispositivo que tenha a Alexa integrada para realizar comandos por voz, entre eles estão as lâmpadas e as tomadas inteligentes.
Para utilizar a Alexa integrada, a Amazon traz a linha Echo: caixas de som inteligentes controladas por voz. O Echo, o Echo Dot e o Echo Show funcionam através da assistente virtual da Amazon e podem executar diferentes tarefas utilizando a Alexa. Esses dispositivos, também conhecidos como smart speakers, permitem realizar funcionalidades como pedir uma música e acessar o seu streaming favorito sem precisar usar o celular, ou ainda, perguntar sobre a previsão do dia, as principais notícias da atualidade, fatos históricos, curiosidades e, até mesmo, saber sobre o placar de um jogo.
Os dispositivos Echo também possibilitam sincronizar o seu calendário e lembretes para que a Alexa te informe sobre os seus compromissos. Além disso, você pode adicionar skills à Alexa, que funcionam como aplicativos para a assistente virtual e possibilitam utilizar outros recursos como solicitar um Uber ou pedir comida pelo iFood. Para adicionar skills na Alexa, basta acessar a opção “Skills” no aplicativo ou através da sua conta na Amazon, caso esteja utilizando o computador. Acessando essa opção, é possível navegar entre as categorias e procurar a skill que deseja adicionar. Quando encontrar a skill que procura, é só clicar em ativar e a skill estará disponível em todos os dispositivos Alexa cadastrados em sua conta.
As skills da Alexa também são responsáveis por habilitar e controlar os aparelhos compatíveis, como os dispositivos para casas inteligentes. Entre os exemplos onde essa tecnologia pode ser aplicada estão as câmeras de segurança, que podem ser acessadas remotamente, assim como acontece com na iluminação da casa, em que lâmpadas e interruptores inteligentes possibilitam acender a apagar as luzes apenas utilizando o comando por voz. Ao adquirir um desses dispositivos para casas inteligentes, o usuário deve seguir as instruções do aparelho para habilitá-lo. Normalmente, é necessário primeiro acessar o aplicativo do fabricante e após realizar o processo indicado por ele, será preciso acessar a skill responsável por esse dispositivo e habilitar na Alexa.
Além da Alexa e da linha Echo, outras empresas de tecnologia também estão investindo em novos dispositivos integrados com assistentes virtuais que seguem uma proposta semelhante. O Google primeiro lançou o Google Home, depois o Google Home Mini e em uma versão mais recente apresentou o Google Nest Mini lançado em 2019 e que já pode ser encontrado no Brasil. As principais funcionalidades entre os dispositivos inteligentes do Google são basicamente as mesmas e todos operam através do Google Assistente. O Nest Mini tem a capacidade de ouvir instruções por voz, reproduzir áudio, além de controlar aparelhos para casa inteligente.
A Apple possui o HomePod, um smart speaker que funciona através da assistente Siri e recebe comandos de voz. O foco desse alto-falante inteligente é a reprodução de música, mas utilizando o HomePod também é possível executar funções como integrar dispositivos inteligentes para casa conectada. Porém, o smart speaker da Apple ainda não está disponível no Brasil.
Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando o nosso caderno. Toda semana a Plataformanet traz para você as principais dicas e novidades sobre a tecnologia.