Revista do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SP é premiada na Bienal de Quito

Móbile recebeu a outorga durante a Bienal Panamericana de Arquictetura de Quito (BAQ 2022) por sua excelência de conteúdo e projeto gráfico

  • Data: 22/11/2022 07:11
  • Alterado: 15/08/2023 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP)
Revista do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SP é premiada na Bienal de Quito

Revista do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo é premiada na Bienal de Quito

Crédito:Divulgação

Você está em:

A revista Móbile, editada e publicada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) desde 2014, foi premiada na última edição da Bienal Panamericana de Arquictetura de Quito (BAQ 2022) por cumprir com “altos critérios de qualidade, tanto por sua parte gráfica quanto pelo seu conteúdo”. O prêmio foi compartilhado com a revista ‘Dearq’, do Departamento de Arquitectura de la Universidad de los Andes (Colômbia).

Realizada desde 1978, a BAQ é um fórum de reflexão, comparação e divulgação sobre a Arquitetura e a cidade contemporânea, sendo organizada pelo Colegio de Arquitectos del Ecuador.

A organização da BAQ considerou que “no caso da revista Móbile, destaca-se a abordagem dos temas sociais e a coerência na edição, levando em conta que a origem institucional desta revista a submete a constantes trocas de seus representantes. Também [se destaca] o esforço de mudança e transformação de seu conteúdo no que se refere às problemáticas atuais”.

A revista Mobile é um veículo para a autarquia prestar contas de suas atividades aos profissionais arquitetos e urbanistas, mas também influenciar no debate de temas importantes para a Arquitetura e Urbanismo do país, a exemplo dos desafios da pandemia, da habitação social, da sustentabilidade, e da arquitetura inclusiva entre vários outros. A partir de 2021, a Móbile passou por uma reforma gráfica e por uma reformulação editorial. A edição #24, destacada na premiação da Bienal de Quito, o eixo temático foi “Democracia”, com foco em justiça espacial, direitos e participação.

Um ano de conquistas

Ainda no mês de novembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) foi um dos vencedores do Prêmio Lucio Costa 2022, concedido pela Câmara dos Deputados. Ações de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) foram reconhecidas pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU). O Conselho foi o vencedor da área de “Habitação”, na categoria destinada às entidades que ajudaram a melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras. A presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, recebeu o prêmio em cerimônia realizada no Congresso Nacional.

“Nós, arquitetos e urbanistas, queremos estar na base da sociedade, juntos, construindo um lugar em que a vida seja melhor para todos”, afirma Catherine, destacando que o CAU/SP investiu mais de R$ 7 milhões em ações de ATHIS nos últimos dois anos.

Em agosto, participando da 6ª edição da Conferência Nacional de Conselhos Profissionais, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) também ganhou o Prêmio de Melhor Planejamento Estratégico de 2021, sendo atribuída a nota máxima de todos os jurados.

A edição desde ano teve como tema “O Valor Público das Autarquias Profissionais e a Demanda por Inovação”, buscando aprofundar o debate sobre foco nas novidades legislativas, nos atos normativos dos órgãos de controle e nas boas práticas compartilhadas.

Compartilhar:

  • Data: 22/11/2022 07:11
  • Alterado:15/08/2023 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP)









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados