Prefeitura de São Caetano utiliza drone no combate à dengue

Agentes vistoriaram imóveis com o reforço de um drone para monitorar os endereços, alvos de denúncias da população.

  • Data: 11/02/2025 17:02
  • Alterado: 11/02/2025 17:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSCS
Prefeitura de São Caetano utiliza drone no combate à dengue

Prefeitura de São Caetano utiliza drone no combate à dengue

Crédito:Eric Romero / PMSCS

Você está em:

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou na tarde desta terça-feira (11/2) uma ação multisetorial de enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses. Agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Vigilância Sanitária, da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Defesa Civil vistoriaram imóveis com o reforço de um drone para monitorar os endereços, alvos de denúncias da população.

Nas vistorias, as equipes orientaram moradores e comerciantes a realizarem a manutenção adequada dos imóveis. “Estamos fazendo a nossa parte, mas o combate à dengue é um dever de toda a sociedade. Os moradores devem verificar regularmente vasos, calhas, pneus, ralos, garrafas e qualquer outro objeto com acúmulo de água, que são propícios à proliferação do mosquito”, afirmou o diretor do Civisa (Centro Integrado de Vigilância à Saúde), Danilo Sigolo.

Na ação, agentes da Defesa Civil, com o apoio do drone da GCM, confirmaram a existência de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Em imóvel desocupado na Rua Amazonas, onde funcionava uma padaria, por exemplo, foram encontradas larvas dentro de uma caixa d’água destampada. Veterinários do CCZ aplicaram larvicida e tamparam o reservatório – será lavrado auto de infração para que o proprietário solucione o problema.

O larvicida biológico só mata as larvas do mosquito, sendo utilizado como controle de infestação. É um produto altamente seguro para o meio ambiente e para as pessoas.

Neste ano São Caetano tem registrados 16 casos de dengue, todos importados, quando a transmissão ocorre em outro município. Outros 40 casos estão em investigação não há óbito confirmado pela doença. Não há registros de zika ou chikungunya em 2025 até aqui.

A população pode denunciar a existência de possíveis criadouros pelo telefone 0800 7000 156 ou pelo e-mail [email protected].

Compartilhar:
1
Crédito:Eric Romero / PMSCS
1
Crédito:Eric Romero / PMSCS

  • Data: 11/02/2025 05:02
  • Alterado:11/02/2025 17:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSCS


Tempo em São Caetano do Sul para amanhã
13/02


Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Madrugada

Noite com algumas nuvens.

Manhã

Sol com algumas nuvens.

Tarde

Sol e chuva.

Noite

Noite chuvosa.

Temperatura em
São Caetano do Sul

Max: 32°C

Min: 22°C

Chuva em
São Caetano do Sul

Probabilidade: 73%

Quantidade: 5mm

Ventos em
São Caetano do Sul

Velocidade: 4km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados