Especial: Saiba como começar com ‘pé direito’ o seu negócio
Especialista dá dicas sobre como proceder para conquistar bons frutos com a sua empresa
- Data: 18/02/2014 10:02
- Alterado: 18/02/2014 10:02
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Vinicius Roveda
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O mercado consumidor no Brasil segue em constante crescimento. No Grande ABC não poderia ser diferente. A cada ano cresce o número de comercializações nas sete cidades e, além disso, isto tem servido de injeção de ânimo para a abertura de negócios próprios.
O empreendedorismo no ABC não é novidade, porém, o cenário que inspira positivismo requer alguns cuidados para obter êxito. Vinicius Roveda, especialista em Gestão Empresarial, aponta dicas para superar os possíveis obstáculos. Plano de negócios, capacitação e investimentos assertivos aparecem com pilares em busca do sucesso, segundo Roveda.
“O primeiro passo é apostar na experiência na área em que deseja iniciar uma empresa. Uma boa dica é procurar um sócio, um funcionário ou até mesmo um consultoria que já tenha certa experiência no ramo em questão”, explica.
A busca pelo conhecimento sobre a área em que se quer atuar é fundamental. Cursos de capacitação são importantes para entender melhor os problemas cotidianos, desenvolver a capacidade de identificá-los e solucioná-los de maneira rápida, eficaz e mais econômica possível.
Outro ponto abordado pelo especialista é com relação ao plano de negócios. “Começar uma empresa sem um bom plano de negócios é o primeiro passo para o fracasso”. “Defina a estrutura operacional da empresa, crie um plano financeiro detalhado com o total do investimento, capital de giro, custos e previsão de rentabilidade da empresa no 1º, 2º e 3º ano. É aconselhável também criar um plano de marketing para identificar o público-alvo, mercado e estratégias de venda”.
Investimentos – Geralmente o empresário possui o capital necessário para o investimento, mas não consegue identificar de forma correta onde deve investir o dinheiro. Áreas como marketing, capacitação de funcionários e estruturais devem ser priorizadas, pois estão ligadas diretamente ao cliente e ao funcionamento da empresa.
Separar as finanças pessoais das financeiras é importante. “Uma dica é estipular um salário para o proprietário, que deverá ser retirado juntamente como o pagamento dos funcionários. Evitar retirar dinheiro fora das datas pré-fixadas para o pagamento e manter bem estruturado o controle financeiro da empresa também são tarefas importantes”, declara Roveda.
A ansiedade pode causar grande frustação antes mesmo que clientes importantes tenham conhecimento de que sua empresa existe. Inúmeros fatores podem atrasar o reconhecimento da empresa, por isso os esforços devem ser direcionados corretamente, na busca por conhecimento e capacitação, vontade de trabalhar e incentivos para inovar.