Novidades do Twitter: novo nome X e programa de monetização
Rede social está passando por rebranding e lançando novas formas de pagamento
- Data: 04/09/2023 14:09
- Alterado: 04/09/2023 14:09
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Envato / Reprodução/X-Twitter / Edição Beatriz Pereira – Plataformanet
O Twitter trocou de nome e agora se chama apenas “X”. Além disso, a rede social ganhou um logo diferente e liberou um novo programa de monetização para os usuários.
Desde a aquisição do Twitter efetuada em 2022, o bilionário Elon Musk já implementou muitas mudanças que geraram polêmicas e até influenciaram implementações de recursos em outras plataformas. Porém, entre todas essas mudanças, as últimas atualizações anunciadas podem ser consideradas bem significantes, uma vez que envolvem e modificam a identidade tão conhecida da agora antiga rede do passarinho.
Mudanças na marca Twitter
Em julho deste ano (2023), Elon Musk anunciou que o Twitter iria mudar de nome e passaria a se chamar “X”. Em post publicado na rede social, o bilionário disse que “em breve daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”. Além disso, Musk informou que o domínio “x.com” agora está direcionado para o Twitter. Pouco depois do anúncio, o logo do aplicativo já foi atualizado e trocado pelo símbolo “X” com o fundo preto, deixando para trás o tão conhecido passarinho azul.
A CEO da empresa, Linda Yaccarino, também comentou as mudanças na identidade da rede social e declarou que “é uma coisa excepcionalmente rara – na vida ou nos negócios – que você tenha a chance de causar uma outra grande impressão. O Twitter fez uma grande impressão e mudou a forma como nos comunicamos. Agora, o X vai além, transformando a praça global”. A CEO ainda disse que o “X é o estado futuro de interatividade ilimitada – centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/banco – criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades”.
Especialistas apontam que o objetivo de Elon Musk é transformar o Twitter em uma plataforma semelhante ao WeChat, um super aplicativo chinês que reúne diferentes serviços de mensagens, pagamentos, compras, rede social, entre outros recursos.
Lançamento do programa de monetização
A rede social X, antes chamada de Twitter, liberou a monetização de conteúdo para criadores no Brasil no fim do mês passado (agosto/2023). O novo recurso permite ter participação na receita gerada com os anúncios exibidos em respostas de publicações na rede social. O programa de monetização já está sendo utilizado por usuários nos Estados Unidos desde julho (2023).
A monetização da plataforma está disponível apenas para os assinantes do X Premium (antigo Twitter Blue) ou organizações verificadas. Além disso, para ser considerado elegível, é necessário ter ao menos 5 milhões de impressões orgânicas em postagens nos últimos 3 meses, contar com pelo menos 500 seguidores e seguir os termos e regras estabelecidos, segundo informações da Central de Ajuda do X. O criador também precisa possuir uma conta Stripe para processar os pagamentos e fazer transferências para contas bancárias externas.
Para se inscrever na participação da receita de anúncios, basta acessar a opção “Monetização” em configurações e conferir mais detalhes sobre o programa.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.