Automação de marketing: o que é?
Entenda para que serve a automação de marketing e conheça as principais ferramentas
- Data: 31/01/2023 08:01
- Alterado: 31/01/2023 08:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Freepik
O desenvolvimento de estratégias no marketing digital demanda tempo, organização, planejamento e vários outros desafios para obter sucesso. Por isso, a automação de marketing vem ganhando cada vez mais relevância para as empresas. Isso porque as ferramentas de automação têm o papel de facilitar os processos necessários para colocar em prática as estratégias de marketing. Além disso, ela tem capacidade de potencializar as ações para atingir e conquistar o público com mais amplitude.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing é o uso de ferramentas e softwares para simplificar e otimizar etapas, tarefas e processos do marketing. Ou seja, como o próprio nome sugere, o principal objetivo é automatizar ações que seriam feitas manualmente. Dessa forma, a automação de marketing pode reduzir esforços repetitivos da equipe, facilitar o gerenciamento de processos complexos e aumentar o alcance das estratégias. A programação de posts nas redes sociais, as campanhas de e-mail marketing, os chatbots e a gestão de informações sobre potenciais clientes são alguns exemplos de processos que podem ser otimizados com a automação.
Como fazer a automação de marketing em empresas?
Para ser efetiva, a automação de marketing precisa funcionar com base em um fluxo de trabalho estruturado. Por essa razão, é essencial que o primeiro passo seja analisar as ações de marketing necessárias, os objetivos de cada estratégia para a empresa e como os processos serão realizados pela equipe. Com essa avaliação, é possível ser mais assertivo na escolha das ferramentas de automação, uma vez que a ampla variedade de sistemas possibilita encontrar a solução ideal para atender aos mais variados propósitos.
Quais as principais ferramentas para automação de marketing?
As ferramentas de automação possuem várias aplicações e algumas delas podem até mesmo integrar diferentes aspectos do marketing. Confira os principais softwares de automação que encontramos hoje em dia:
HubSpot Marketing Hub: a solução da HubSpot oferece recursos para landing pages, gerenciamento de campanhas, redirecionamento de anúncios, acompanhamento dos resultados de e-mails, recomendações e otimizações de SEO, relatórios personalizados e diversos outros recursos.
Active Campaign: a plataforma disponibiliza ferramentas de automação para todas as etapas do funil de vendas, desde as ações para alcançar o público até o monitoramento de resultados com recursos para segmentação de e-mails marketing, distribuição de conteúdo dinâmico, integração de vendas e CRM e testes A/B, por exemplo.
RD Station Marketing: criada por uma empresa brasileira, a ferramenta de automação possibilita construir fluxos de nutrição de leads, gerenciar redes sociais, otimizar estratégias de SEO, desenvolver landing pages, obter análises de desempenho, integração com diversas ferramentas, incluindo o RD Station CRM, entre outros recursos.
Mailchimp: mesmo com o foco em soluções para automação de e-mails, é possível destacar soluções que a plataforma também fornece para desenvolver jornadas do cliente personalizadas, otimização com IA e sugestões baseadas em análises reais e segmentação de clientes.
Vale lembrar que a disponibilidade de ferramentas de automação é ampla e várias outras grandes plataformas podem ser encontradas no mercado, como Leadlovers, Sendpulse e Sendinblue, por exemplo.
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