CPTM promove evento ‘Mulheres Ferroviárias’ para estudantes da Rede Estadual
Ação tem como objetivo promover uma roda de conversa com estudantes, entre 15 e 18 anos, e mostrar novas profissões ocupadas por mulheres
- Data: 08/03/2023 09:03
- Alterado: 08/03/2023 09:03
- Autor: Redação
- Fonte: CPTM
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
Apesar dos desafios diários, as mulheres vêm conquistando, cada vez mais, o espaço no mercado de trabalho e têm provado que são altamente qualificadas para assumir cargos e profissão que desejam. E foi pensando nisso que o Comitê de Responsabilidade Cidadã e Social da CPTM, em conjunto com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), elaborou uma atividade especial para o Dia da Mulher, com o intuito de mostrar a jornada de trabalho das colaboradoras das diversas áreas da companhia para as estudantes da Rede estadual de Ensino.
Foram convidadas cerca de 30 alunas, entre 15 e 18 anos, da EE Orestes Guimarães. As meninas farão parte de uma roda de conversa, na qual profissionais mulheres das áreas de segurança, agentes de estação, manutenção, engenharia, entre outros setores da CPTM, irão falar sobre a jornada de trabalho, os prós e contras do segmento que atuam, desafios e superações. Após a dinâmica, que será realizada no auditório da companhia, as estudantes visitarão o Centro de Controle Operacional (CCO) e a Estação Brás e suas dependências.
“As alunas estão extremamente empolgadas em participar da Roda de Conversa com as colaboradoras da CPTM. Será uma experiência rica para todas”, disse Simone Campos Henrique Marcolino, diretora da unidade.
De acordo com os últimos dados divulgados pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), o Setor Metroferroviário Brasileiro conta com mais de 6,5 mil mulheres, que atuam em todas as áreas do sistema, como: Operação, Estações, Manutenção, Administração, Recursos Humanos, Jurídico, Centro de Controle Operacional (CCO).
“Estamos trabalhando pela equidade de gênero e esta é uma demanda urgente. Acreditamos que isso só será alcançado com a conscientização e abordagem dessa temática desde o primário, nas salas de aula. Vale destacar o quanto as mulheres são guerreiras, visto que mesmo com os desafios, elas conseguem transformar suas realidades” afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.