WhatsApp Business: 5 dicas para utilizar o WhatsApp para negócios

Confira as principais funcionalidades que o WhatsApp oferece exclusivamente para empresas

  • Data: 08/03/2023 11:03
  • Alterado: 08/03/2023 11:03
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
WhatsApp Business: 5 dicas para utilizar o WhatsApp para negócios

Crédito:Envato

Você está em:

O WhatsApp está entre os aplicativos de comunicação mais utilizados no Brasil e no mundo. Segundo dados divulgados pela plataforma de pesquisa Statista, o WhatsApp conta com 147 milhões de usuários brasileiros regularmente. Esse número representa cerca de 70% da população no país. Além disso, a pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box aponta que o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones no Brasil. E 76% dos usuários brasileiros usam a plataforma para se comunicarem com marcas. Todos esses dados mostram a relevância do WhatsApp para a comunicação de consumidores e empresas. E com recursos exclusivos para negócios, o WhatsApp Business permite facilitar, agilizar e potencializar a interação com clientes.

WhatsApp Business
O WhatsApp Business é o primeiro passo para implementar as soluções desenvolvidas para empresas. O WhatsApp para negócios divide as suas funcionalidades em dois produtos principais: a Plataforma do WhatsApp Business e o aplicativo WhatsApp Business. A Plataforma do WhatsApp Business possibilita usar a API do WhatsApp e é indicada para empresas médias e grandes que precisam interagir com um grande volume de usuários. Já o app WhatsApp Business disponibiliza recursos práticos para gerenciar conversas diretamente com os clientes, sendo indicado para pequenas empresas.

Perfil comercial e o recurso para encontrar empresas
O perfil comercial no WhatsApp para negócios funciona como uma vitrine virtual para as empresas dentro do app. Ele exibe uma breve descrição e informações sobre horário de atendimento, site da marca, e-mail, outras contas em redes sociais, segmento, endereço, serviços e catálogo de produtos. O perfil comercial é muito importante para a função de encontrar empresas no WhatsApp. Por meio desse recurso, os clientes podem utilizar a lupa de pesquisa para achar negócios que estão por perto. Além disso, os usuários podem navegar por categorias para filtrar os estabelecimentos que desejam, como: lanchonete, salão de beleza, roupas e vestuário etc.

Segmentação com etiquetas
A segmentação dos públicos da marca é uma etapa essencial para entregar uma comunicação personalizada e atender as demandas reais dos clientes. Para isso, o WhatsApp Business permite definir etiquetas com cores e nomes diferentes, como novo cliente, solicitações e pedido finalizado, por exemplo. As etiquetas podem ser adicionadas em conversas e mensagens dentro de conversas. Assim, é possível gerenciar a interação com os consumidores de maneira mais prática e rápida.

Mensagens automáticas
O WhatsApp Business possui a funcionalidade de programar mensagens automáticas para responder clientes com mais agilidade. As empresas podem criar uma mensagem de saudação personalizada para dar as boas-vindas aos clientes que iniciarem uma conversa. E para os momentos em que a empresa estará indisponível, pode-se habilitar mensagens de ausência. Assim, os consumidores que entrarem em contato fora do horário programado receberão uma resposta automática e que também pode ser personalizada.

Catálogo de produtos
Com o WhatsApp Business, as empresas podem montar catálogos virtuais para exibir e compartilhar produtos e serviços no aplicativo. Para adicionar os produtos, a plataforma disponibiliza campos de informações para preço, descrição, link do site e código do produto. Através de links, é possível enviar o catálogo completo ou itens específicos para clientes no WhatsApp e em outras plataformas.

Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades. 

Compartilhar:

  • Data: 08/03/2023 11:03
  • Alterado:08/03/2023 11:03
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados