ChatGPT: o que é e como utilizar?

Conheça a tecnologia de inteligência artificial que tem provocado muitas questões na internet

  • Data: 01/05/2023 09:05
  • Alterado: 01/05/2023 09:05
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
ChatGPT: o que é e como utilizar?

Crédito:Freepik / Edição Beatriz Pereira/Plataformanet

Você está em:

O ChatGPT é uma tecnologia com inteligência artificial (IA) capaz de interagir com seres humanos para compreender e gerar textos considerados complexos.  Devido a esse potencial, o software ganhou destaque e se tornou um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas, principalmente no mundo da tecnologia.

Entre as discussões mais frequentes sobre o ChatGPT está nas possibilidades que esse tipo de solução digital traz e quais serão as consequências delas. Isso porque ele possui a habilidade de responder questionamentos sobre diferentes contextos, solucionar problemas, produzir conteúdos textuais precisos e outras atividades diretamente relacionadas a comunicação humana. Por esses motivos, trouxemos nessa edição uma introdução ao ChatGPT, assim como os principais impactos que ele causou até agora.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido com inteligência artificial (IA) com o objetivo de entender e responder interações com seres humanos. Em uma explicação mais simples, diversos especialistas definem o ChatGPT como um chatbot avançado. A tecnologia dos chatbots já é usada amplamente em interações com o público por empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Porém, apesar de funcionar de maneira similar aos chatbots conhecidos, o ChatGPT tem chamado a atenção por apresentar uma capacidade e precisão ainda maior.

O ChatGPT foi criado pela OpenAI, empresa especialista em pesquisas e desenvolvimento de inteligência artificial. Vale destacar que entre os fundadores da OpenAI está Elon Musk (que se afastou da companhia em 2018), Sam Altman (atual CEO) e vários outros nomes importantes da tecnologia mundial, como o cofundador do LinkedIn e o cofundador do PayPal.

Para produzir textos com a capacidade que possui atualmente, a tecnologia foi desenvolvida a partir de um treinamento baseado em milhões de textos disponíveis na internet. Com o “conhecimento” adquirido através do acesso a conteúdos variados e de alta qualidade, o ChatGPT consegue gerar textos sobre vários assuntos com uma linguagem fluida. Na versão mais recente do ChatGPT, o GPT-4 promete superar a versão anterior com recursos avançados de raciocínio, criatividade, leitura de imagens e contextos mais longos. O GPT-4 está disponível para os assinantes do plano ChatGPT Plus.

Como usar o ChatGPT?

Para utilizar o ChatGPT, é necessário acessar o link https://chat.openai.com/auth/login, clicar em Sign up e realizar o cadastro na OpenAI com um endereço de e-mail e senha. Caso tenha uma conta na plataforma, basta clicar em Log in. Após acessar o ChatGPT, basta inserir o que deseja questionar no campo de pergunta e começar a interagir com a tecnologia. As conversas geradas no ChatGPT ficam salvas no menu lateral para consultas posteriores.

Além do uso diretamente por meio do site da OpenAI, os usuários podem contar com plataformas que incluíram o ChatGPT em suas funcionalidades. Entre alguns exemplos estão a Microsoft que integrou o ChatGPT em uma nova versão do buscador Bing e o lançamento de novos recursos com o chatbot de inteligência artificial no Discord.

Confira as discussões e polêmicas sobre o ChatGPT

Mesmo com todo o sucesso e adesão de muitos usuários e grandes empresas, o ChatGPT vem causando debates e tornando-se notícia com frequência. Recentemente, a organização Future of Life Institute publicou uma carta aberta em que pede a interrupção no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial e mostra preocupação com os riscos dessas tecnologias. A iniciativa recebeu o apoio de Elon Musk, dos cofundadores da Apple, do Skype, do Pinterest e mais de mil pessoas.

O ChatGPT também apresentou problemas de instabilidade na plataforma, falhas ao expor o histórico de conversas de milhões de pessoas e até mesmo vazamento de dados pessoais de usuários. Além disso, o ChatGPT levantou preocupações em governos ao redor do mundo, já foi banido temporariamente da Itália e está sob avaliação de outros países.

Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades. 

Compartilhar:

  • Data: 01/05/2023 09:05
  • Alterado:01/05/2023 09:05
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados