Canais do WhatsApp: conheça novo recurso semelhante ao Telegram
Novidade do WhatsApp apresenta funções para criação de canais de transmissão
- Data: 27/06/2023 08:06
- Alterado: 27/06/2023 08:06
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Reprodução/WhatsApp
Os canais do WhatsApp fazem parte de um novo recurso apresentado pela plataforma no começo desse mês (junho/2023). A função de destaque da novidade é possibilitar o envio de mensagens para um público grande através do aplicativo, sem deixar de lado as vantagens que o mensageiro já oferece. No anúncio de lançamento, a empresa afirma que o objetivo é atender um pedido que os seus usuários fazem há anos. E por funcionar de maneira muito semelhante, os canais do WhatsApp estão sendo comparados aos canais de transmissão do Telegram.
Como funcionam os canais do WhatsApp?
Os canais do WhatsApp são um recurso que permite a transmissão de conteúdo unidirecional para uma grande audiência. Ou seja, com a ferramenta, pessoas e organizações podem criar um canal de comunicação e compartilhar textos, fotos, vídeos, figurinhas e enquetes com os membros desse canal. Os usuários precisarão seguir o canal de interesse de forma espontânea para acessar as publicações. Diferente do que acontece com os grupos e as comunidades do WhatsApp em que as pessoas são adicionadas por administradores.
Como acessar os canais do WhatsApp?
Os usuários poderão acessar os canais em uma nova aba do aplicativo chamada “Atualizações”, separada das conversas, grupos e comunidades. Nela, será possível visualizar o Status e os canais seguidos. Para auxiliar na busca de novos canais para seguir, o WhatsApp vai criar um diretório pesquisável para encontrar canais de acordo com os seus interesses. Além disso, a ferramenta permitirá a criação de links de convite para acessar o canal.
Em um primeiro momento, o novo recurso está disponível somente na Colômbia e em Singapura, onde o WhatsApp está trabalhando com “importantes vozes globais e organizações seletas (…) para construir, aprender e adaptar a experiência”, segundo o anúncio da própria plataforma. Os canais do WhatsApp devem chegar ao Brasil em breve, mas ainda não existem datas divulgadas. A empresa apenas informou que vai disponibilizar o recurso para outros países nos próximos meses.
Quais são as medidas de proteção e privacidade do WhatsApp nos canais?
Com o propósito de oferecer mais privacidade e proteger as informações pessoais de administradores e seguidores, o WhatsApp não vai revelar o número de telefone e a foto de perfil do administrador do canal. Da mesma forma, o seguidor não terá o seu número de telefone exibido para o administrador ou os outros seguidores.
Os administradores ainda vão contar com funcionalidades de controle para os canais, como decidir quem pode segui-lo ou se desejam que o canal seja encontrado por meio do diretório de pesquisa. Eles também poderão bloquear capturas de tela e encaminhamentos no canal. Os canais do WhatsApp não contam com a criptografia de ponta a ponta por padrão. No entanto, as mensagens de conversas privadas e grupos permanecem protegidas com a criptografia. Além disso, a plataforma armazenará o histórico do canal em seus servidores por somente 30 dias.
A concorrência entre o WhatsApp e o Telegram
O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no Brasil. Porém, o Telegram vem ganhando espaço nos últimos anos e conquistando o público brasileiro. Entre os principais motivos apontados para essa ascensão está justamente os canais de transmissão. O recurso de canais era um diferencial do Telegram e se destacava do mensageiro da Meta, mesmo com as outras semelhanças entre as duas plataformas. Agora, com o lançamento dos canais no aplicativo, o WhatsApp pode fazer frente ao concorrente.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.