Movimento expansivo – Scania apresenta o caminhão a gás X-gas
Scania apresenta o caminhão a gás X-gas, com 900 quilômetros de autonomia, e comemora os bons resultados das linhas Super e Plus e dos semipesados
- Data: 05/07/2023 00:07
- Alterado: 31/08/2023 16:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Scania X-gas
Crédito:Divulgação
Na visão da Scania, os caminhões elétricos são o futuro, mas a passagem do modal a diesel deve ter a solução a gás como intermediária, da mesma forma como tem sido na Europa. No Brasil, a marca sueca foi pioneira na introdução de caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) ou liquefeito (GNL) e/ou biometano, e já vendeu cerca de 700 modelos, desde 2019. Atenta à demanda dos clientes preocupados com a descarbonização do setor de transportes, a Scania acaba de apresentar o X-gas, o primeiro caminhão do Brasil movido a gás natural veicular e/ou biometano a atingir a autonomia de 900 quilômetros. O novo modelo amplia o alcance da linha de produtos a gás da marca sueca, composta atualmente pelos modelos R 410 6×2 e P 340 4×2, ambos com autonomia inferior a 500 quilômetros. Além disso, está confirmada para 2024 a chegada de mais uma opção para a família a gás: o motor de 460 cavalos de potência. “O Scania X-gas é um orgulho para a engenharia brasileira da marca e um projeto que pretende mudar o perfil do transporte mais sustentável no país. Desde o lançamento da linha movida a gás, ouvimos pedidos dos clientes para uma opção com maior autonomia. A partir do último trimestre do ano, esse novo modelo já poderá ser comprado, mas, a partir de agora, já podemos receber encomendas”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Brasil.
O Scania X-gas é um modelo G 410 8×2, com chassi rígido. Seu motor dispõe de 410 cavalos de potência e desenvolve um torque de 204 kgfm. A distância de entre-eixos é de 6,95 metros, o que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás, oito de cada lado. O volume total suporta impressionantes 406 metros cúbicos de gás, fator que possibilita o propulsor levar o produto por cerca de 900 quilômetros. A composição poderá carregar até 30 pallets, seguindo a lei, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado (6×2) mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8×2 com 29 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). “O fornecimento do gás está avançando a cada ano. A cadeia do biometano, combustível 100% sustentável, também está se expandindo, porém, em passos mais curtos. A Scania é quem começou a puxar essa tendência e segue protagonista desde 2014, atraindo cada vez mais parcerias com clientes, embarcadores, poder público e distribuidores e produtores de gás e biometano”, complementa Gallao.
Paralelamente à apresentação do novo X-gas, a Scania comemora a marca de 55 mil caminhões vendidos da Nova Geração, lançada em 2018 e que oferece as cabines P, G, R e S. Os modelos da linha Super, que deram início as suas vendas em novembro de 2022, na Fenatran, estão puxando os bons resultados. “Ainda estamos com um otimismo contido para 2023. O mercado geral de caminhões passa por um período de ajustes. Já vendemos 4.500 unidades Super. E muitos clientes estão superando os 28% de economia”, conta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil. Os motores Super disponíveis são de quatro potências (420, 460, 500 e 560 cavalos), que desenvolvem, respectivamente, torques de 234,5, 255, 270 e 285,5 kgfm. O modelo R 560 Super de 285,5 kgfm é o pesado de motor 13,0 litros de maior torque da categoria.
Outra novidade que está tendo bom desempenho de vendas é a gama Plus. Um mês após o lançamento, já foram vendidas mil unidades dos modelos, que complementam a atual linha P8/Euro 6 nas opções de 450 e 540 cavalos. São três novos modelos: R 450 4×2, R 450 6×2 e R 540 6×4. “Vender já no primeiro mês mil caminhões comprova a nossa acertada estratégia de atender a um pedido dos clientes por uma solução intermediária ao Super, com um custo de aquisição mais competitivo. O Plus se encaixa perfeitamente neste momento em que os clientes estão adaptando seus custos aos preços da linha Euro 6, com muito mais economia de combustível. Acredito que a gama Plus terá um papel muito importante no nosso volume anual de vendas. Será a dupla ideal com a gama Super”, comemora Nucci. Na gama Plus, os motores são Euro 6 de 13,0 litros e saem de fábrica com freio auxiliar Retarder, caixa Opticruise GRS905R e freio de exaustão
Embora o forte da Scania sejam os caminhões pesados, os semipesados também estão com vendas embaladas. Desde o início das vendas da Nova Geração, em 2018, a Scania não tinha um primeiro semestre tão promissor nos semipesados. Já foram emplacadas 600 unidades, e a participação de mercado está em 25.2%, levando em conta apenas modelos Euro 6 acima de 250 cavalos. “Pretendemos vender mil unidades este ano e voltar aos patamares históricos no semipesado. A Scania está oferecendo uma solução muito competitiva”, avalia Nucci. Na linha P8/Euro 6, os destaques são o P 280 6×2 o P 320 8×2, que oferecem até 2% de economia de combustível sobre a linha Euro 5. Na faixa de entrada dos pesados, o estreante P 370 4×2, de 370 cavalos de potência e motor de 13,0 litros, que chegou com a linha Euro 6, já vendeu mais de 400 unidades.