O que é Big Data?
Entenda por que o Big Data é uma tendência da tecnologia importante para o mercado
- Data: 06/09/2020 09:09
- Alterado: 06/09/2020 09:09
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
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O Big Data possibilita utilizar as informações geradas no dia a dia das empresas de maneira inteligente, permitindo diversificar cada vez mais a disponibilidade de serviços e promover o desenvolvimento de novos produtos para diferentes setores. Os resultados obtidos com ações baseadas no Big Data oferecem maior assertividade, uma vez que, essas ações são tomadas de acordo com as tendências de mercado e análises sobre o comportamento dos consumidores. O ponto principal está na importância de utilizar essa tecnologia para obter análises importantes e insights efetivos que vão influenciar diretamente em tomadas de decisões mais acertadas.
Apesar de ser considerado uma tendência da tecnologia e o seu conceito estar associado a informação no mundo digital, o aproveitamento de dados para ações assertivas já era uma ferramenta utilizada antes da popularização dos meios digitais. A diferença para o momento atual, está na grande quantidade de dados disponíveis hoje em dia. Atualmente, diversas tecnologias presentes no nosso cotidiano possibilitam gerar informações úteis o tempo todo, todos os dias.
Como funciona o Big Data?
O termo Big Data se refere a um grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo. Assim, podemos entender a relevância do Big Data para trabalhar o cruzamento de informações obtidas através de diferentes fontes. O cruzamento dos dados disponibilizados pelos consumidores permite entender as suas necessidades e opiniões, fornecendo uma visão analítica do mercado e aumentando a competitividade das empresas que utilizam essa tecnologia. A utilização efetiva das informações vai depender do cruzamento dos dados gerados. O Big Data Analytics permite extrair, categorizar, tratar e entender os dados para obter informações úteis para os negócios.
Os 3 Vs do Big Data
O conceito de Big Data é baseado na coleta e armazenamento de informações para análises e estruturado em três “Vs”. Os três “Vs” do Big Data correspondem a volume, velocidade e variedade.
Volume: está relacionado a quantidade de dados gerados a cada segundo, ou seja, a quantidade de informações obtidas pelas empresas a partir de diversas fontes, incluindo redes sociais, dados financeiros, máquinas, entre outras fontes que podem variar conforme o segmento da empresa.
Velocidade: é a rapidez no processamento dos dados e está entre as principais características do Big Data. Ainda que as informações captadas sejam em quantidade cada vez maior, assim como a variedade de dados, o processamento deve ser ágil para que essas informações sejam bem aproveitadas e possam possibilitar análises efetivas em tempo real. Algumas tecnologias atuais já permitem coletar informações com agilidade e otimização, como as etiquetas RFID, por exemplo.
Variedade: é referente aos formatos dos dados gerados. Os dados podem ser estruturados ou não estruturados e a sua complexidade influencia na qualidade das informações. Quanto maior a variedade de fontes e dados, maior será a complexidade e as chances de gerar dados relevantes.
Além desses aspectos, fatores como a veracidade das informações e o valor para gerar os dados também são considerados importantes para o Big Data.
Dados estruturados e dados não estruturados
Os dados estruturados possuem uma estrutura rígida previamente determinada com definições que identificam os pontos da informação, como se organizassem os dados em categorias. Essa organização vai determinar como os dados estruturados serão armazenados nos bancos de dados. Os dados não estruturados são obtidos por meio de documentos ou arquivos sem uma estrutura. Desta maneira, a intervenção humana é necessária para trabalhar essas informações. Por essas características, os dados não estruturados exigem mais complexidade no processamento das informações. Como exemplo de dados não estruturados, temos as redes sociais que geram diariamente um grande volume de dados em textos, imagens e vídeos.
Tipos de dados do Big Data
Para trabalhar as informações e realizar o processamento dos dados, é necessário compreender que no Big Data os dados são organizados em três tipos: social data, enterprise data e personal data ou data of things. Social data são os dados gerados por pessoas e que representam informações sobre o comportamento desses indivíduos. Essas informações podem ser geradas por meio das redes sociais, por exemplo. Enterprise data corresponde aos dados produzidos pelas empresas no seu dia a dia, como os dados financeiros, de produção, do setor de recursos humanos etc. Personal data ou data of things são dados obtidos através da Internet das Coisas (IoT) onde já é possível obter informações através de dispositivos do cotidiano que agora estão conectados com a internet, como eletrodomésticos e televisões.
Além disso, o Big Data é utilizado em outros setores da tecnologia como sistemas machine learning que processam grandes volumes de dados para reconhecer padrões e executar novas tarefas de maneira independente.
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