Como vender no Mercado Livre?

Conheça o marketplace e saiba como alavancar as vendas através dessa plataforma

  • Data: 07/10/2020 16:10
  • Alterado: 07/10/2020 16:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet / Showmetech, Mercado Livre, Oberlo
Como vender no Mercado Livre?

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O comércio eletrônico é uma tendência que só vem aumentando seu desempenho a cada ano. Porém com a pandemia, as vendas online dispararam e se estabeleceram como uma alternativa importante para o comércio, incluindo os pequenos negócios. No caderno de tecnologia do ABCdoABC, já falamos sobre como os sites tornaram-se essenciais para qualquer empresa que busque ter relevância no mercado e mostramos como é possível fazer vendas online através do seu próprio e-commerce.

Diferente das lojas virtuais onde cada empresa possui o seu site e anuncia apenas os produtos que selecionar, o marketplace exibe diversos anúncios online de diferentes lojas. Ou seja, os marketplaces funcionam como shoppings abertos com diversas lojas disponíveis vinte quatro horas por dia, sete dias por semana. Para o consumidor, esse tipo de site pode trazer benefícios ao oferecer opções variadas de categorias, produtos e preços com a segurança e a praticidade que essas plataformas disponibilizam.

Na prática, as etapas exigidas pelas plataformas para que as lojas possam utilizar o seu sistema para vender os seus produtos podem variar de cada site, nessa edição vamos seguir os passos indicados pelo Mercado Livre. Assim como no momento da compra, a área do vendedor também pode ser acessada pelo computador ou pelo aplicativo da plataforma de vendas. O primeiro passo é criar uma conta na plataforma e inserir os dados solicitados. Para cadastrar-se como empresa, o Mercado Livre solicita o CNPJ, razão social e o e-mail da loja. Porém, não é necessário ter uma loja física para registrar seu negócio em um marketplace.

Para anunciar um produto, basta acessar o menu da conta criada e clicar na opção “Vender”. O próprio marketplace guia o vendedor nas etapas para a criação do anúncio do seu produto. Entre essas etapas, o lojista deve selecionar o segmento onde o item se encaixa, já que os marketplaces abrangem vários setores, incluindo até a venda de veículos e imóveis. Dentro de um segmento, ainda é preciso selecionar a categoria do produto. Caso ainda tenha dúvidas, é recomendável pesquisar em qual categoria o seu concorrente está anunciando e verificar a forma correta de categorizar os seus produtos.

Outra etapa importante ao desenvolver um anúncio online é a criação de um bom título para representar o seu produto e atrair a atenção dos compradores. Os títulos devem ser claros, sem repetir as informações que estarão representadas em campos próprios, como ofertas, descontos, variações e frete grátis. As imagens que vão ilustrar os produtos também são essenciais para a qualidade do anúncio. Em vendas online as fotos são fundamentais para que o cliente conheça o produto que está procurando e têm influência na sua decisão de compra.

Para preencher os campos de descrição dos produtos, deve-se incluir informações relevantes que podem atrair os consumidores, como a ficha técnica e as variações de cor e tamanho, por exemplo. Os campos preenchidos com dados consistentes também facilitam o trabalho das lojas, ao indicar o código do produto e a quantidade de produtos disponíveis em estoque.

Após inserir todas as informações sobre o produto, o lojista pode inserir o preço e selecionar o tipo de anúncio online que deseja fazer no marketplace. Os tipos de anúncio vão variar conforme os benefícios que a plataforma oferece aos vendedores, como o nível de exposição e a duração dos anúncios, sendo possível escolher desde o anúncio gratuito até o tipo de anúncio que cobra a tarifa mais alta e oferece mais recursos. Normalmente, o anúncio e a exibição do produto no site não são cobrados, o vendedor paga a tarifa apenas quando a venda é realizada.

Entre as suas vantagens, o marketplace oferece visibilidade aos seus produtos, uma vez que eles serão exibidos em uma plataforma reconhecida com um tráfego grande de clientes. O fato de serem sites de venda conhecidos e por oferecerem recursos de segurança aos clientes, os marketplaces também fornecem mais confiabilidade para a venda, já que a segurança do site é um fator decisivo para o consumidor concluir a sua compra. Esses fatores fazem o alcance da loja aumentar, assim como, as chances de vendas efetivas.

Além do Mercado Livre, atualmente no Brasil, existem diversos marketplaces disponíveis que atendem diferentes segmentos do mercado, entre eles estão: Amazon, OLX, Magazine Luiza, Netshoes, Enjoei, B2W Companhia Digital que reúne Americanas, Submarino e Shoptime e até o próprio Facebook. Essas opções podem auxiliar o seu negócio a alcançar diversos consumidores que utilizam plataformas diferentes. Ao escolher uma plataforma de marketplace, deve-se levar em conta o público-alvo da loja, o seu segmento, os benefícios oferecidos e as opções disponíveis para pagamento e envio dos produtos.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo digital, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

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  • Data: 07/10/2020 04:10
  • Alterado:07/10/2020 16:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet / Showmetech, Mercado Livre, Oberlo









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