ARCore: software de realidade aumentada do Google
Conheça o recurso do Google para o desenvolvimento de experiências de realidade aumentada
- Data: 31/08/2020 15:08
- Alterado: 31/08/2020 15:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:
O ARCore é a plataforma lançada pelo Google que permite criar aplicativos de realidade aumentada para dispositivos com sistema Android. A proposta da plataforma é propiciar o desenvolvimento de apps de realidade aumentada para a Play Store. O ARCore também possui algumas APIs (Application Programming Interface, em português Interface de Programação de Aplicativos) disponíveis para dispositivos iOS que permitem experiências de realidade aumentada compartilhadas. Em 2019, o aplicativo ARCore foi renomeado e passou a se chamar Google Play Services para RA.
O sistema do Google baseia-se em três recursos principais para fazer a integração entre o ambiente real e o conteúdo virtual: rastreamento de movimento, estimativa de luz e compreensão ambiental.
O ARCore utiliza a câmera do celular para identificar e fazer o rastreamento de movimento dos pontos interessantes na imagem do ambiente capturada pela câmera, o Google denomina esses pontos-chave de feature points. Esses pontos são usados pelo sistema para calcular as mudanças de posição. As informações visuais obtidas são combinadas com as leituras feitas através dos sensores inerciais do aparelho. Assim, o ARCore consegue determinar a posição e a orientação do dispositivo conforme ele se move do ambiente.
Os desenvolvedores podem renderizar o conteúdo virtual a partir da perspectiva correta ao alinhar a posição e orientação da câmera virtual que renderiza seu conteúdo 3D com a posição e orientação da câmera do celular fornecidas pelo sistema do ARCore. Desta maneira, a imagem virtual renderizada pode ser sobreposta à imagem capturada pela câmera do dispositivo, fazendo com que a conteúdo virtual pareça estar no mundo real. A plataforma também é capaz de identificar e fornecer informações sobre a iluminação do ambiente captado pela câmera. Essas informações permitem iluminar os objetos virtuais de acordo com a iluminação do mundo real, dessa forma o aplicativo de realidade aumentada pode aumentar o seu nível de realismo.
O ARCore realiza a compreensão ambiental do mundo real detectando grupos de feature points aglomerados em superfícies planas horizontais e verticais, como mesas e paredes. Ao detectar essas superfícies, a plataforma disponibiliza essas informações para o seu aplicativo. Assim, é possível utilizar esses dados para inserir objetos virtuais sobre as superfícies planas. Por utilizar feature points (pontos-chave) para a compreensão ambiental, o sistema pode não identificar corretamente superfícies sem textura, como uma parede branca, por exemplo. Utilizando a câmera RGB de um dispositivo compatível, o ARCore também pode oferecer uma compreensão profunda ao criar mapas de profundidade com informações sobre a distância entre as superfícies de um determinado ponto.
Para promover diferentes formas de interação do usuário com os objetos virtuais na realidade aumentada, o ARCore obtém coordenadas (x,y) correspondentes às interações na tela do smartphone (como um toque) e projeta um raio na visão de mundo da câmera, retornando quaisquer superfícies ou feature points que o raio cruza, junto com a posição e orientação dessa intersecção no espaço. Além desses recursos, a plataforma utiliza os chamados “pontos orientados” para permitir a inserção de objetos virtuais em superfícies angulares.
As informações sobre a posição e orientação podem mudar conforme o ARCore melhora sua compreensão em relação a sua posição e seu ambiente. Então, para inserir um objeto virtual, é necessário definir uma “âncora” para assegurar que o sistema rastreie a posição do objeto conforme a sua movimentação. A plataforma do Google ainda permite ancorar os objetos virtuais em pontos rastreáveis específicos para garantir que o objeto virtual permaneça estável enquanto o dispositivo se move. Através do recurso “imagens aumentadas”, o ARCore também possibilita criar aplicativos de realidade aumentada com interações a imagens 2D, como embalagens de produtos ou cartazes.
O próprio Google disponibiliza as ferramentas necessárias para que o desenvolvedores possam aprender, criar e testar as experiências de realidade aumentada projetadas através do ARCore.
Lembramos que existem algumas diferenças entre a realidade aumentada e a realidade virtual. Na realidade aumentada o conteúdo digital interage com o ambiente real. Enquanto a realidade virtual cria um ambiente completamente novo proporcionado pelos dispositivos de imersão que bloqueiam o contato com o mundo real, como os óculos de realidade virtual.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações como essas, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.