Dos games para as ruas – F-150 sai do videogame e ganha versão real
Picape mais vendida do mundo, a Ford F-150 já estrelou vários videogames e ganhou agora uma versão real saída do universo eletrônico
- Data: 04/08/2021 11:08
- Alterado: 04/08/2021 11:08
- Autor: Edmundo Dantas
- Fonte: Agência AutoMotrix
Picape Ford F-150 Rocket League Edition
Crédito:Divulgação
A Ford F-150 é a picape mais vendida do mundo – e também lidera os emplacamentos nos Estados Unidos desde o início da década de 80. Lançada em 1948, estava entre as primeiras picapes que apareceram no mercado norte-americano após a Segunda Guerra Mundial, oferecendo uma dirigibilidade mais confortável em comparação às picapes conhecidas até então. A atual geração é a décima terceira e foi apresentada em 2015 – no ano passado, a picape produzida em Dearborn, no Estado de Michigan, e em Kansas City, no Missouri, emplacou 968.179 unidades, sendo 98% das vendas foram concentradas nos Estados Unidos e no Canadá – até 2022, a expectativa é que a F-150 possa ser lançada no Brasil, em um posicionamento acima da Ranger. O modelo já estrelou vários videogames, ganhando em maio deste ano uma configuração elétrica, a Lightning, e agora uma versão real saída do universo eletrônico. A Cinema Vehicles, preparadora de carros para a televisão e cinema, foi a responsável por “dar vida” ao modelo virtual. Com bitola mais larga, pneus de 37 polegadas e turbina de foguete na caçamba, a F-150 Rocket League Edition parece pronta para voar.
A fabricante norte-americana patrocina o “Ford + Rocket League Freestyle Invitational”, uma competição com um painel de jurados perante o qual um conjunto selecionado de jogadores mostra os seus melhores movimentos e truques no jogo. A versão real da picape saiu da Rocket League e foi exibida no Salão de Chicago, primeiro evento norte-americano do setor a contar com a presença do público depois de dezoito meses. Competição radical que combina duas paixões dos “gamers” em todo o mundo – futebol estilo arcade e destruição automotiva –, a Rocket League ganhou fama também pela qualidade do design gráfico e por ter controles fáceis de se manejar. No desenvolvimento da Rocket League, a equipe de design da F-150 trabalhou em parceria com os designers da produtora Psyonix para que o jogo reproduzisse as características de estilo da Série F. Como, por exemplo, o formato exclusivo do farol em “C”, os arcos de rodas arredondados e o emblema “F-150” na traseira.
Como itens exclusivos, a F-150 Rocket League Edition traz grafismos na carroceria, design de foguete nas lanternas e uma bitola mais larga que a F-150 Raptor. Além de carroceria mais curta e larga, a customização feita pela Cinema Vehicles incluiu a grade dianteira e as colunas “A” com formato mais agressivo. A caçamba tem iluminação alaranjada que gira rapidamente para simular uma turbina. “A F-150 real tem as quatro rodas no chão. No jogo, os veículos voam e batem em uma bola de futebol gigante, basicamente. Então, ela precisava parecer capaz de fazer isso”, explica Adam Riccobelli, designer da Ford.