Gerenciamento de redes sociais: dicas essenciais para contas comerciais

Conheça alguns dos aspectos mais importantes na gestão profissional das redes sociais

  • Data: 26/07/2021 18:07
  • Alterado: 26/07/2021 18:07
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Gerenciamento de redes sociais: dicas essenciais para contas comerciais

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Muitas pessoas ainda acreditam que as redes sociais não necessitam de tanta atenção no seu gerenciamento. Porém, para garantir o melhor aproveitamento das redes na divulgação do seu negócio, é necessária uma gestão eficiente com estratégias e etapas bem desenvolvidas. Por esse motivo alguns aspectos importantes devem ser considerados durante o desenvolvimento de um perfil nas mídias sociais para sua empresa e no momento de produção dos posts.

Construindo um perfil comercial nas redes sociais

O primeiro passo para um gerenciamento profissional de redes sociais é a criação de uma conta comercial. Algumas empresas que estão começando a trabalhar com mídias sociais ainda utilizam perfis com configuração de contas pessoais para representar o seu negócio. O perfil de uma empresa deve ser sempre construído a partir de uma conta comercial. Dessa forma, o seu negócio pode utilizar ferramentas e funcionalidades exclusivas desse tipo de perfil, como o Instagram para empresas, por exemplo.

A segmentação das mídias sociais também dever ser avaliada com cuidado, pois cada plataforma pode ser usada para com propósitos e objetivos diferentes. Ao fazer essa análise, redes sociais menos famosas como o LinkedIn e o Twitter não podem ser esquecidas, assim como novas plataformas que surgem já fazendo sucesso, como é o caso da rápida ascensão do TikTok.

Planejamento e programação de postagens

A periodicidade da postagem das publicações é um fator importante para o desenvolvimento de estratégias para redes sociais. No começo do gerenciamento das mídias pode ser necessário a realização de alguns testes com postagens em dias e horários diferentes para avaliar o período que traz melhores resultados. Após essa etapa, a programação de postagens é feita com consciência nos dias efetivos.

O planejamento do calendário de postagens também deve levar em conta datas comemorativas e importantes para a empresa e o seu segmento. Por isso é importante manter um planejamento de postagens para produzir os posts com antecedência. Para auxiliar as atividades de programação e postagem nas redes sociais, algumas ferramentas oferecem serviços de integração com as principais mídias sociais.

Conteúdo relevante e design com identidade visual

A distribuição de um conteúdo relevante para o seu público nas redes sociais vai depender diretamente do perfil de pessoas (persona) que consome seu produto ou serviço. Se o seu segmento atende um setor onde é necessário um conhecimento mais especializado, posts com dicas técnicas podem ser mais indicados. Mas se o seu consumidor – e a sua marca – tem um perfil jovem, publicações descontraídas e com linguagem leve são mais apropriadas. Por esse motivo é essencial conhecer seu público-alvo e as suas necessidades. Ao fornecer um conteúdo interessante na sua rede social, seu negócio pode construir um relacionamento com o consumidor.

Assim como o conteúdo, o design dos posts nas redes sociais pode fazer diferença no sucesso do seu perfil comercial. Entre os fatores mais importantes nessa etapa está a coerência entre as publicações e a identidade visual da sua empresa. A identidade visual é a imagem do seu negócio e deve ser aplicada em todos os canais de comunicação da marca, incluindo as redes sociais.

Para atender as demandas exigidas em uma gestão profissional de redes sociais, é recomendável designar um especialista responsável apenas para essa atividade. Grande parte das agências de marketing digital oferecem serviços ligados ao gerenciamento de redes sociais de contas comerciais, sendo possível terceirizar essa tarefa para uma equipe experiente e capacitada para desenvolver e colocar em práticas as estratégias necessárias na divulgação do seu negócio.

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  • Data: 26/07/2021 06:07
  • Alterado:26/07/2021 18:07
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









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