Smartwatches e smartbands: os relógios e as pulseiras inteligentes

Aproveitando que amanhã é Black Friday e esses produtos podem estar em sua lista de desejos, que tal aproveitar e conhecer mais sobre os smartwatches e smartbands

  • Data: 28/11/2019 14:11
  • Alterado: 28/11/2019 14:11
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Smartwatches e smartbands: os relógios e as pulseiras inteligentes

Crédito:Freepik

Você está em:

Os smartwatches e as smartbands são relógios e pulseiras inteligentes utilizados para acessar funcionalidades como notificações de redes sociais, monitoramento de exercícios e em alguns modelos podem até atender chamadas. E tudo isso é feito através da integração dos dispositivos com os smartphones via Bluetooth ou WiFi. O smartwatch e a smartband fazem parte de uma categoria de dispositivos que vem se desenvolvendo rápido nos últimos anos e ganhando cada vez mais mercado, eles são tecnologias wearables. Os dispositivos wearables são dispositivos vestíveis, tecnologias compactas que podem ser “vestidas” pelos usuários, como é o caso de relógios e pulseiras inteligentes e até dos óculos de realidade virtual.

Apesar das suas semelhanças, o smartwatch é um dispositivo diferente da smartband. Os smartwatches se conectam com outros dispositivos, integrando funcionalidades dos aplicativos presentes nos smartphones e permitindo a sincronização de diversas funções dos celulares, como dos apps de mensagens, por exemplo. Os relógios inteligentes também proporcionam maior interatividade com a própria tela do aparelho, atribuindo outras aplicações ao dispositivo. As smartbands tem o foco em funções voltadas para a prática de exercícios físicos, como medir batimentos cardíacos, fazer a contagem de passos, calcular as distâncias percorridas, além da função tradicional de mostrar as horas.

O smartwatch também se diferencia da smartband quando se trata de design. Como os próprios nomes definem, o smartwatch se assemelha mais ao relógio tendo uma tela maior e com mais funções, enquanto a smartband tem um design mais simples e parece mais com uma pulseira, com um tamanho de tela bem menor e com menos interatividade. O design influencia a disposição dos botões e o uso da tela, como a facilidade ao utilizar os botões e o tipo de navegação que o display proporciona.

Os smartwatches dependem dos smartphones para operar diversas funções. Por isso, é importante verificar a compatibilidade entre o dispositivo e o seu celular, já que existem vários modelos no mercado com diferentes sistemas operacionais. Se não houver compatibilidade entre os aparelhos, o usuário não poderá utilizar todas as funções disponíveis no smartwatch. Alguns modelos de smartwatches possuem a tecnologia NFC, utilizada para fazer pagamentos por aproximação. Através dessa função, o usuário pode pagar as suas compras apenas encostando o smartwatch na máquina de cartão.

Atualmente, diversas marcas oferecem vários modelos de smartwatches, como é o caso da Apple, que disponibiliza o Apple Watch Series 3, o Apple Watch Series 4, o Apple Watch Series 5 e o Apple Watch Nike, esse último lançado em parceria com Nike e focado em funcionalidades voltadas para a prática de exercícios físicos. Como já falamos aqui nessa edição, antes de adquirir um smartwatch, é importante verificar a compatibilidade com o seu smartphone e com o Apple Watch não é diferente, nem todos os modelos de iPhone são compatíveis com os smartwatches da Apple.

Assim como a Apple, a Samsung possui os seus próprios modelos de smartwatch, entre os principais estão o Galaxy Watch Active, o Galaxy Watch Active 2, o Galaxy Watch LTE, o Galaxy Watch BT e o Gear Sport, além dos modelos que se assemelham mais ao visual clássico do relógio, o Gear S3 Classic e Gear S3 Frontier. A empresa sul-coreana também disponibiliza no mercado as smartbands Galaxy Fit e Gear Fit2 Pro. Outra empresa muito conhecida pelas suas smartbands é a Xiaomi, que disponibiliza no mercado a Mi Band 3 e a Mi Smart Band 4.

Os smartwatches oferecidos pela Xiaomi são resultados da parceria com a Huami, subdivisão da empresa chinesa focada em wearables e traz os modelos da linha Amazfit, como o Amazfit BIP, o Amazfit Pace, Amazfit GTR, o Amazfit Verge e o Amazfit Stratos. No começo do mês (novembro/2019), o Mi Watch foi lançado pela Xiaomi, o seu primeiro smartwatch que conta com o sistema WearOS, versão do Android para dispositivos wearables e que no Mi Watch opera com a interface MIUI. O Mi Watch ainda não está disponível nas lojas brasileiras.

A Huawei também conta com os seus modelos de smartband, como a Huawei Band e a Huawei TalkBand e traz os smartwatches Huawei Watch GT e o Huawei Watch 2. Além desses, também é possível encontrar diversos modelos de smartwatches e smartbands de marcas como a LG, FitBit, Garmin e até da Lenovo, que lançou recentemente o Lenovo E1. Com tantos modelos disponíveis no mercado, o consumidor pode encontrar um modelo de smartwatch ou smartband que mais se adapta ao seu dia a dia e que atenda às suas necessidades.

Toda semana, a Plataformanet e o Portal ABCdoABC trazem para você as principais informações do mundo da tecnologia no nosso caderno. Continue acompanhando e fique por dentro das principais novidades.

Compartilhar:
1
Crédito:Freepik
1
Crédito:Freepik

  • Data: 28/11/2019 02:11
  • Alterado:28/11/2019 14:11
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados