Outbound e Inbound: saiba a diferença entre essas estratégias
Conheça o Outbound Marketing e o Inbound Marketing e quais são as suas características
- Data: 14/01/2021 08:01
- Alterado: 14/01/2021 08:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
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Quando pesquisamos sobre marketing de empresas, é comum encontrarmos as estratégias divididas em Outbound Marketing e Inbound Marketing. E aprender sobre esses dois conceitos é importante para que a empresa saiba utilizar a melhor estratégia de marketing para promover a sua marca. O Outbound Marketing é uma estratégia ativa de prospecção de clientes, em que a empresa vai até o cliente para abordá-lo. Enquanto o Inbound Marketing cria estratégias para atrair potenciais clientes até a empresa. Cada uma dessas estratégias possui a sua função e podem ser indicadas de acordo com o perfil de cada negócio, além da possibilidade de integração.
Outbound Marketing
O Outbound é realizado por meio de anúncios, propagandas e contato direto com o cliente. As estratégias de marketing desse tipo são introduzidas no dia a dia do consumidor, indo até o cliente. Algumas das formas mais comuns de Outbound Marketing são flyers e folders, telemarketing, propaganda de TV e rádio, Google Ads, entre outros. Quando a venda dos produtos e serviços é mais complexa, como em negociações entre empresas (B2B – Business to Business) e com valor médio mais alto (valor do ticket mais alto), o Outbound é mais recomendado por proporcionar um contato mais próximo e direto com o potencial cliente.
O Outbound Marketing também pode ser indicado em situações em que a experiência de venda é rápida, em contato direto com o cliente (B2C – Business to Consumer) e o ticket médio é baixo. Os valores investidos costumam ser um pouco mais altos, porém o retorno de investimento normalmente é mais rápido.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma forma de prospecção passiva de clientes. Nele, a empresa cria estratégias que possam atrair o cliente. No Inbound, a empresa não aborda diretamente o seu público-alvo, mas cria caminhos que o leve a conhecer a sua marca e seja levado ao processo de compra. Caso o cliente não efetue a compra em um primeiro momento, essa estratégia também tem o objetivo de fazer com que o consumidor lembre da marca na próxima vez em que for comprar o produto ou serviço que a empresa oferece.
A principal estratégia utilizada no Inbound Marketing é a criação de conteúdo publicado através de blogs, sites, redes sociais, landing pages, e-books, entre outros. Esse conteúdo não serve apenas para atrair o cliente, mas também o prepara e o guia até a finalização da compra. Desta maneira, as chances de concretização da venda são maiores porque o cliente foi preparado para isso. Porém, o Inbound Marketing é uma estratégia em que os resultados podem levar um tempo maior para acontecer. Mas a fidelização acontece de maneira mais espontânea, através dos conteúdos relevantes recebidos pelo cliente.
O Inbound Marketing vem ganhando destaque no mercado e frequentemente é colocado como prioridade, excluindo o valor que o Outbound Marketing pode ter. Mas, é necessário entender que uma estratégia não anula a outra e que as duas soluções podem ser utilizadas.
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