Guilherme Luigi é o convidado da série O Artista por Trás da Cena

Em O Artista por Trás da Cena, o designer Guilherme Luigi fala sobre trabalhos de cenografia em parceria com grupos teatrais

  • Data: 09/12/2020 13:12
  • Alterado: 09/12/2020 13:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Guilherme Luigi é o convidado da série O Artista por Trás da Cena

Guilherme Luigi

Crédito:Divulgação/Itaú Cultural

Você está em:

No dia 10 de dezembro (quinta-feira), às 15h, entra no ar, no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br, o terceiro episódio da programação O Artista por Trás da Cena. O convidado é o designer, cenógrafo e diretor de arte Guilherme Luigi. Apresentado por Guilherme Bonfanti, light designer com longa trajetória ao lado de grupos como o Teatro da Vertigem, o programa reúne nesta primeira temporada seis episódios semanais, dedicados ao trabalho de profissionais dos bastidores das artes cênicas, que colaboram de forma fundamental para a construção do espetáculo antes de chegar ao público. Além de falarem sobre a natureza de seus trabalhos, os convidados contam como têm atuado em meio à pandemia.

Depois de irem ao ar, todos os episódios da série permanecem disponíveis no canal do Itaú Cultural no Youtube (www.youtube.com/itaucultural), com legendas em português.

Nascido em Recife, Luigi começou a trabalhar com cenografia e, consequentemente, direção de arte, há uma década, a partir do contato com o grupo pernambucano de teatro Magiluth. “Isso aconteceu quando o ator e dramaturgo Giordano Bruno também estava escrevendo um dos seus primeiros textos. Era uma direção de Pedro Wagner, que me chamou para a criar um espaço com cenografia que fosse mais performático”, recorda ele, que na época desenvolvia um trabalho gráfico para a companhia e levou essa proposta para a cena, com uma espécie de organização espacial e símbolos da linguagem urbana.

Na conversa com Bonfanti, Luigi revela como o seu contato com as artes como o design e as artes visuais colaboraram na sua criação para o teatro. “As referências que o design utiliza no trabalho vêm dessas outras linguagens que a gente precisa aproximar na nossa prática diária. Muito disso foi para o teatro, com maquetes e croquis, por exemplo”, ressalta.

Sobre a criação em parceria com o elenco do Magiluth, ele conta que se trata de uma relação horizontal, o que acaba colaborando para a dramaturgia dos trabalhos. “Comecei fazendo o material gráfico, mas era sempre convidado a ver o ensaio, a opinar sobre a cena. Aos poucos, o que eu ia propondo para a arte gráfica ia descambando para o próprio trabalho”, conta ele. “Com o grupo também é assim: todos têm esse processo de criação de opinar. A partir daí, todos os trabalhos começaram a ser mais simbióticos”, completa Luigi, cuja mais recente parceria com eles é o espetáculo Apenas o Fim do Mundo, indicado ao prêmio Shell de Melhor Cenografia de 2019.

Por fim, o convidado conta como vem atravessando o período de suspensão social por conta da pandemia do Covid-19. Depois de muito receio do cenário da economia do setor cultural, Luigi diz que mergulhou em trabalhos de diferentes naturezas, tanto por questões financeiras quanto emocionais. “Trabalhar em casa não era novidade. Mas não ter os outros, a outra parte desse convívio ali, foi começando a me sufocar e a gerar um estado de trabalho o tempo todo”, revela o designer. Ele acredita, no entanto, que os aprendizados serão usados como material nas produções pós-pandemia. “Isso vai para a cena, sim, e também para a maneira de se pensar o teatro. O retorno já vai mostrar isso.”

Próximos

A primeira temporada de O Artista por Trás da Cena segue até o final de dezembro, voltando os holofotes, em especial, aos profissionais dos bastidores das artes cênicas. Os episódios entram no ar sempre às quintas-feiras.

Depois de Guilherme Luigi, a convidada é a figurinista paulistana Simone Mina. Entre outros assuntos, ela fala do quanto é importante a compreensão do subtexto da dramaturgia junto aos diretores e atores para a interação entre a roupa e o texto em cena.

Na semana seguinte, no dia 24 de dezembro, a série coloca no ar a conversa de Bonfanti com Renato Machado, carioca com uma trajetória de quase 30 anos na iluminação e que fala sobre os processos necessários para os mais diferentes tipos de espetáculos de teatro, dança ou música. A primeira temporada fecha no dia 31, com a iluminadora pernambucana Luciana Raposo, cujo assunto é a construção de seu trabalho artesanal e afetivo, a partir da proximidade com as equipes e do acompanhamento das montagens desde os primeiros ensaios.

Quem perdeu os episódios anteriores pode assisti-los no canal do Youtube do Itaú Cultural. Lá já estão as conversas com o iluminador maranhense Marcelo Flecha e a também iluminadora paraense Iara Souza.

SERVIÇO:

O Artista por Trás da Cena

Com Guilherme Luigi

Dia 10 de dezembro (quinta-feira), a partir das 15h

Online em www.itaucultural.org.br

Compartilhar:

  • Data: 09/12/2020 01:12
  • Alterado:09/12/2020 13:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados