Aplicativo da Enel: aprenda como utilizar os seus serviços online

Utilizando esse app é possível visualizar suas contas de luz, fazer a leitura de energia, entre outros recursos

  • Data: 16/06/2020 14:06
  • Alterado: 16/06/2020 14:06
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Aplicativo da Enel: aprenda como utilizar os seus serviços online

Crédito:Freepik/Montagem Plataformanet

Você está em:

Assim como os aplicativos do governo e os apps de documentos digitais, o aplicativo Enel SP também pode facilitar seu dia a dia, principalmente durante a pandemia de Covid-19. Através do app, a concessionária de distribuição de energia em São Paulo (antiga AES Eletropaulo) permite acessar alguns serviços, como informar falta de energia, fazer a autoleitura e visualizar o histórico de consumo. O aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS e para acessá-lo, é necessário criar uma conta ou informar o CPF ou CNPJ do titular, o número de instalação e o telefone cadastrado.

Depois de inserir as informações, o usuário pode acessar o seu perfil visualizando o contrato ativo ou ainda os contratos inativos no seu nome. Ao clicar em “Entrar”, o app exibe em sua “Home” informações sobre a bandeira tarifária em vigor (verde, amarela e vermelha), a conta de luz atual (paga ou pendente), os serviços mais utilizados que podem ser personalizados pelo usuário, a análise de consumo do mês e as solicitações, caso o cliente tenha registrado alguma. Além da tela principal, o aplicativo Enel disponibiliza no menu as opções “Minha Conta”, “Serviços” e “Ajuda”.

Informar falta de luz

O aplicativo disponibiliza em “Serviços”, a opção “Informar Falta de Energia”. Ao clicar nessa opção, o usuário pode informar à Enel caso ocorra queda de energia em sua residência. Para solicitar a manutenção do fornecimento, é necessário responder algumas perguntas sobre o funcionamento da rede no imóvel e se o problema é falta de luz total ou apenas em alguns equipamentos e lâmpadas.

Leitura do medidor de energia

Por causa da pandemia de Covid-19, a Enel deixou de fazer a leitura do relógio de luz como medida de prevenção, evitando o contato entre os seus funcionários e os moradores. Atualmente, as contas de energia estão sendo calculadas e cobradas através da média de consumo dos clientes nos últimos doze meses. Segundo a Enel, a “diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura”. Porém, o serviço de autoleitura está disponível para que os clientes possam informar os dados do seu consumo. A autoleitura pode ser realizada em residências e pequenos comércios.

O aplicativo da Enel está entre os canais de atendimentos disponibilizados para o cliente enviar as informações. A autoleitura deve respeitar a data prevista para a próxima leitura que consta na conta de luz e pode ser realizada até dois dias antes ou no mesmo dia. Ao clicar em “Serviços” no app, o usuário pode selecionar a opção “Autoleitura” e depois “Entrada da leitura”. Nessa opção, o cliente preenche o campo com os números que aparecem no medidor e clica em “Carregar documento” para selecionar a foto tirada do relógio de luz, depois basta clicar em “Finalizar”.

Consultar contas e pagamentos

Ao acessar “Minha Conta” e clicar em “Contas e pagamentos”, o usuário pode visualizar seu histórico de contas pendentes e pagas com informações sobre o valor e a data de vencimento, por exemplo. Para fazer o download da segunda via, basta selecionar o mês referente e clicar em “Baixar Conta”, o arquivo será salvo no celular. Entre as suas opções, o app também permite colocar a conta em débito automático, visualizar o histórico de consumo, fazer o cancelamento de contrato e alterar o titular da conta.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações como essas, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

Compartilhar:

  • Data: 16/06/2020 02:06
  • Alterado:16/06/2020 14:06
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados