Avaliações de empresas no Google: como funciona e como gerenciar?
Saiba como os clientes podem avaliar uma empresa no Google e como gerenciar as avaliações no Google Meu Negócio
- Data: 07/12/2021 07:12
- Alterado: 07/12/2021 07:12
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
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O Google permite que seus usuários utilizem o Google Maps para avaliar os lugares que visitou. A plataforma possibilita escrever comentários, adicionar fotos e atribuir notas ao local, classificando-o com notas de até cinco estrelas. As avaliações de clientes para um estabelecimento são publicadas no perfil da empresa que pode ser exibido no Google Maps e nos resultados de pesquisa do Google. Para receber e gerenciar as suas avaliações, a empresa precisa possuir sua conta no Google Meu Negócio. Essa ferramenta é gratuita e oferece funcionalidades para empresas cadastrarem e promoverem suas informações no Google.
Como as avaliações são feitas no Google?
Para adicionar avaliações e classificações para um lugar, o usuário precisa estar logado em sua conta no Google e pesquisar o local que deseja avaliar, buscando o seu nome ou endereço no Google Maps pelo computador ou aplicativo. Após encontrar o perfil que procura, basta clicar em Avaliações no menu principal do perfil ou rolar a tela até encontrar essa seção. Assim, é possível visualizar as avaliações que já foram feitas, clicar nas estrelas vazias para classificar o lugar, utilizar o campo de comentários para contar sobre sua experiência, adicionar fotos e responder as perguntas com opções de informações pré-selecionadas. As avaliações são públicas e podem ser exibidas para qualquer pessoa.
Como receber as avaliações de sua empresa no Google?
As avaliações no Google precisam estar associadas a um local específico, por isso é importante que a sua empresa tenha um perfil no Google Meu Negócio para que os clientes e seus frequentadores possam avaliar o seu negócio. A ferramenta possibilita cadastrar a sua empresa ou reivindicar algum local que já esteja sendo exibido. Além disso, é possível criar e compartilhar um link com URL curta e específica para cada empresa e, assim, solicitar e incentivar as avaliações de seus clientes.
Como responder as avaliações de sua empresa no Google?
O próprio Google recomenda que empresas respondam as avaliações que receberam para conquistar a confiança de seus clientes. Porém, para responder uma avaliação, é preciso realizar a verificação da empresa. Essa etapa também é necessária para editar as informações do negócio no Google e deve ser efetuada após a reivindicação do perfil ou sua inclusão na plataforma. O Google disponibiliza diferentes opções para a verificação de empresas, como verificação por cartão-postal pelo correio, e-mail, telefone, entre outras. Após a verificação, basta acessar as avaliações no perfil da sua empresa e selecionar o que deseja responder. As resposta das avaliações são identificadas como “Resposta do proprietário” e postadas publicamente em nome da empresa.
É possível remover avaliações do Google?
As avaliações do perfil de uma empresa no Google não podem ser excluídas diretamente, a empresa deve solicitar ao Google a remoção, denunciando-as. Para ser excluída, a avaliação precisa ser denunciada por violar as políticas de conteúdo do Google. Outros motivos, como apenas discordância de opinião, não são considerados pela plataforma. A solicitação de remoção pode ser feita no perfil da empresa, ao sinalizar como imprópria alguma avaliação. O Google pode levar vários dias para considerar a solicitação.
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