Braskem arrecada 1,8 tonelada de resíduos para reciclagem no Estado de São Paulo

Projeto Plastitroque, que incentiva a economia circular por meio da coleta seletiva, aconteceu nas cidades de São Paulo, Santo André e Cubatão

  • Data: 20/12/2021 14:12
  • Alterado: 20/12/2021 14:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Braskem
Braskem arrecada 1,8 tonelada de resíduos para reciclagem no Estado de São Paulo

Crédito:

Você está em:

A Braskem realizou, entre os meses de novembro e dezembro, a segunda edição do projeto Plastitroque no Estado de São Paulo. Com a proposta de incentivar a reutilização e a reciclagem por meio da coleta seletiva, formando um ciclo sustentável por meio da economia circular, a iniciativa recolheu 1,8 tonelada de resíduos e impactou mais de 800 pessoas.

O projeto, que também busca gerar conscientização sobre a importância do descarte correto de materiais plásticos, envolveu uma ONG em Santo André, uma escola de São Paulo e uma comunidade em Cubatão, na baixada santista. Os resíduos coletados nessas instituições de ensino foram trocados por 781 kits, sendo 560 deles compostos por materiais escolares e 261 por itens de alimentação e higiene pessoal.

Para a gerente de Relações Institucionais da Braskem, Sylvia Tabarin, o projeto tem grande importância para a companhia, ao compartilhar conhecimento sobre o funcionamento da cadeia da reciclagem. “O Plastitroque tem, acima de tudo, um propósito educacional, de condicionar e mostrar à sociedade que todos somos responsáveis pela destinação correta dos resíduos plásticos e que isso está diretamente atrelado à preservação do meio ambiente, criando formas de reinserir esses materiais na cadeia produtiva”, afirma. “Também não podemos esquecer de que todo este ciclo da economia circular impacta na geração de renda de milhares de pessoas envolvidas com a coleta seletiva”.

Nesta segunda edição, receberam o projeto o Instituto Seci (Santo André), a Escola André Nunes (Parque São Rafael) e a Associação da Vila Noel (Cubatão), que destinaram seus resíduos para a Coopercata (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Mauá),  a Cooperativa Chico Mendes e a Associação Beneficente dos Catadores de Material Reciclável da Baixada Santista (ABC Marbas), respectivamente, e mobilizaram a comunidade, representada por crianças, adolescentes e suas famílias, para a separação dos resíduos plásticos.

O projeto, em 2021, também registrou aumento no total de arrecadação dos resíduos plásticos. Com 1,8 tonelada em materiais plásticos pós-consumo destinados às cooperativas locais, o número supera a marca da primeira edição, realizada em Santo André, Mauá e Cubatão, que alcançou pouco mais de 1 tonelada de reciclados.

Plastitroque em números

Em sete edições realizadas em 2021, o Plastitroque da Braskem já arrecadou mais de 10 toneladas em resíduos plástico, tendo impactado mais de quatro mil pessoas. Durante as ações que foram realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul, já foram distribuídos mais de 5.300 kits, entre escolares, de alimentação e de higiene.

Compartilhar:

  • Data: 20/12/2021 02:12
  • Alterado:20/12/2021 14:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Braskem









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados