Falando de Transportes e Transportadoras – Quarto de século
Desde que foi lançado mundialmente, em 1996, o Mercedes-Benz Actros se reinventou seguidamente. A primeira geração surgiu há 25 anos para comemorar o centenário do caminhão inventado por Gottlieb Daimler em 1896, marcando o início da série que até hoje é ponta de lança em seu segmento de mercado. Em todo o mundo, mais de […]
- Data: 23/11/2021 10:11
- Alterado: 23/11/2021 10:11
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Várias gerações do Mercedes-Benz Actros
Crédito:Divulgação
Desde que foi lançado mundialmente, em 1996, o Mercedes-Benz Actros se reinventou seguidamente. A primeira geração surgiu há 25 anos para comemorar o centenário do caminhão inventado por Gottlieb Daimler em 1896, marcando o início da série que até hoje é ponta de lança em seu segmento de mercado.
Em todo o mundo, mais de 1,4 milhão de Actros foram vendidos até hoje. Desde 1996, cada geração do Actros foi pioneira em tecnologias de segurança, consumo otimizado de combustível, conectividade e conforto. O Actros 1 trouxe o sistema eletrônico de frenagem (EBS) totalmente automatizado, o barramento CAN e a cabine Megaspace com piso plano.
No Actros 2, os destaques foram o piloto automático adaptativo, o Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), o Lane Keeping Assist (sensor de faixa de rolagem) e a transmissão automatizada Mercedes Powershift. O Actros 3 tinha características como o sensor de luz e de chuva e as novas gerações do Active Brake Assist e do Powershift.
Já o Actros 4 definiu novos padrões com a geração de motores Euro 6, o sistema de piloto automático com controle preditivo do trem de força (Predictive Powertrain Control), uma transmissão Powershift aprimorada e os também atualizados sistemas Active Brake Assist 4 com detecção de pedestres e o Side Guard Assist (assistente de ponto cego).
O Actros 5, disponível desde 2018, introduziu o Active Drive Assist – ADA (Assistente Ativo de Condução), o primeiro sistema de assistência do mundo para condução semi-autônoma (Nível 2). “Em 2019, com a chegada do Novo Actros ao Brasil, trouxemos para os nossos clientes o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos. Nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos em um só caminhão”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. E uma nova era começou em 2021 com o eActros.
Já disponível na Europa, é o primeiro caminhão elétrico de produção em série com a estrela de três pontas para distribuição de carga pesada.