Chatbot: o que é e como funciona essa tecnologia

Saiba como as empresas utilizam os chatbots para conversar com os clientes

  • Data: 26/10/2020 17:10
  • Alterado: 26/10/2020 17:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet/Globalbot, TechTudo
Chatbot: o que é e como funciona essa tecnologia

Crédito:Freepik / edição Plataformanet

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Os chatbots são softwares baseados em inteligência artificial com o objetivo de automatizar conversas. Essa tecnologia é utilizada por diversas empresas para gerenciar a troca de mensagens com os clientes, simulando uma conversa entre o usuário que entrou em contato com a empresa e um atendente. Atualmente, já é possível encontrar chatbots em diversos canais online, como sites e aplicativos de mensagens, incluindo o WhatsApp, o Facebook Messenger e o Telegram. O termo “chatbot” vem da junção de duas palavras em inglês, “chat” (conversa) e “bot” (robô). Além desse termo, os chatbots também podem ser vistos com nomes diferentes, como assistentes virtuais ou agentes virtuais.

Ao utilizar o chatbot, o usuário insere informações específicas e recebe de volta respostas programadas de acordo com o contexto que o software está inserido. O chatbot analisa e interpreta as informações dadas pelo usuário, identifica o que precisa ser respondido e fornece de volta as informações necessárias para atender à solicitação do usuário. Para que os chatbots possam compreender as informações fornecidas pelo usuário e responder corretamente, a ferramenta utiliza a tecnologia machine learning (aprendizado de máquina) e o processamento de linguagem natural (NLP – Natural Language Processing em inglês).

O machine learning é uma área da inteligência artificial que trabalha com a identificação de informações e o reconhecimento de padrões de dados. Dessa maneira, o sistema do machine learning pode aprender a executar novas tarefas através desse processo de análise. O processamento de linguagem natural também é uma tecnologia inserida no campo da inteligência artificial e tem como principal objetivo compreender e reproduzir a linguagem humana. Essa tecnologia auxilia diversos dispositivos a entenderem os comandos fornecidos através da nossa linguagem e permitem que os sistemas possam interagir da melhor maneira com os usuários.

Entre as suas funções, o chatbot pode ser utilizado no atendimento aos clientes, ao tirar dúvidas ou fornecer informações sobre seus produtos e serviços, por exemplo. Esses robôs inteligentes vêm se popularizando e cada vez mais essa tecnologia está sendo implantada no dia a dia dos usuários que utilizam os mais diversos tipos de canais de interações.

Ao implementar os chatbots em seus canais de comunicação, as empresas podem se beneficiar de vantagens como a redução de custos em suas operações, incluindo a demanda de atendimento feito por colaboradores, a inserção da empresa em aplicativos e canais conhecidos pelos usuários como o WhatsApp, praticidade no atendimento já que o sistema funcionará com interações objetivas, disponibilidade para conversar com os clientes a qualquer hora, entre outros benefícios.

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  • Data: 26/10/2020 05:10
  • Alterado:26/10/2020 17:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet/Globalbot, TechTudo









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