Luiz Sergio Person e Augusto de Campos ganham homenagem no site do Itaú Cultural
O primeiro deles, Luiz Sérgio Person, cineasta brasileiro, que completaria 85 anos nesta sexta; Dois dias depois, fica disponível um apanhado dos 90 anos do poeta Augusto de Campos
- Data: 11/02/2021 14:02
- Alterado: 11/02/2021 14:02
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Cineasta Luiz Sergio Person
Crédito:Arquivo Pessoal
Nos dias 12 e 14 de fevereiro, o site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) homenageia dois grandes nomes da cultura brasileira. O primeiro deles, Luiz Sérgio Person, cineasta brasileiro, que completaria 85 anos nesta sexta-feira. Homenageado em 2016 pela 28º mostra da série Ocupação, com materiais exclusivos sobre sua vida e obra, Person tem suas histórias e curiosidades reveladas em depoimentos de sua filha Marina Person, a atriz Eva Wilma e o dramaturgo Juca de Oliveira.
Dois dias depois, fica disponível um apanhado dos 90 anos do poeta Augusto de Campos. Um dos criadores do movimento da poesia concreta, Campos, que tem utilizado sua conta no Instagram para postar produções antigas e inéditas sobre sua carreira, revive sua participação no programa Galáxias Haroldo, de 2003, da TV Cultura. O poeta ainda ganhou uma homenagem do cantor e compositor Arnaldo Antunes, que o considera um dos responsáveis por colocar o Brasil no mapa mundial da poesia. A convite da instituição, ele escreveu uma carta sobre a influência que ele teve em sua formação cultural e no seu processo criativo.
O cineasta
Homenageado da Ocupação, aberta para o público em 2016, o diretor de cinema e teatro Luiz Sergio Person (12 de fevereiro de 1936-1976) morreu aos 39 anos, vítima de um acidente de carro, deixando sua mulher, Regina, e as filhas Marina e Domingas, na época com 7 e 4 anos de idade, respectivamente. As duas virariam apresentadoras de televisão. Marina também atua como diretora de cinema. Para acompanhar o material completo da Ocupação, acesse: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/person/
Dividido em 12 seções, esse material foi pesquisado e produzido pela equipe do Itaú Cultural, além do que foi cedido pela família sobre a vida e a trajetória do diretor, tanto no cinema quanto no teatro. Entre os conteúdos disponíveis estão uma detalhada linha do tempo e raras fotos da infância e adolescência, além de documentos referentes ao período em que Person estudou cinema na Itália. Há, também, uma seção exclusiva sobre São Paulo Sociedade Anônima (1965), primeiro filme dirigido por ele e incluído na lista dos 100 melhores filmes brasileiros, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Com vasto material em vídeo – uma das marcas do site Ocupação –, encontra-se depoimentos variados sobre a trajetória de Person, em relação à família e à vida profissional. Marina, por exemplo, fala sobre as memórias que tem do pai e sobre sua relação com os filmes dele. Eva Wilma, comenta o processo de trabalho do cineasta, que a dirigiu no filme São Paulo Sociedade Anônima (1965). Para complementar, o ator e dramaturgo Juca de Oliveira, dirigido por ele em O Caso dos Irmãos Naves (1967), destaca a vocação e o talento de Person ao lidar com os atores.
A página da Enciclopédia Itaú Cultural também disponibiliza informações sobre a história e a obra de Person em https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa401489/luiz-sergio-person.
O poeta
Poeta, tradutor, crítico literário e musical e um dos criadores do movimento da poesia concreta, Augusto de Campos celebra 90 anos de vida no dia 14 de fevereiro. Nessa data, o site do Itaú Cultural celebra a vida e a obra desse paulistano, com o texto de Antunes e a reprodução de trecho do programa Galáxias Haroldo (2003), da TV Cultura, em que ele apresenta a leitura do Poema de Galáxias, na voz de Augusto. Em 2011, seu irmão, Haroldo de Campos, foi homenageado no projeto em mais uma Ocupação do Itaú Cultural, disponibilizada em https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/Haroldo-de-Campos/
Na carta escrita exclusivamente para o IC, Antunes revela sua admiração pelo poeta e influência em seu próprio trabalho de criação. “Podemos hoje considerar Augusto de Campos um dos fundadores da nossa cultura”, diz o cantor e compositor. “Para os artistas de minha geração, o contato com a poesia concreta foi essencial, despertando-nos para a consciência do aspecto material da linguagem, das interações entre forma e conteúdo e entre o verbal e os outros códigos (música e artes visuais), revelando formas inéditas de abordagem construtiva da linguagem poética e desbravando novos territórios para a sensibilidade, com vigor e rigor”, completa.
Campos publicou sua obra de estreia, O Rei Menos o Reino, há 70 anos, em 1951. Hoje vê suas criações tomando forma em vídeos nas redes sociais. Em 2018, o poeta abriu uma conta no Instagram (@poetamenos), onde faz experimentos com textos – antigos e inéditos – e novos suportes, em uma relação livre ou em uma mescla de recursos, sempre tão presente em sua criação artística. A Enciclopédia Itaú Cultural também contém um verbete sobre ele em
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2884/augusto-de-campos.
SERVIÇO:
85 anos de Person
Dia 12 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 8h
Classificação indicativa: livre
No site do Itaú Cultural
Augusto 90: poeta celebra aniversário em 14 de fevereiro
Dia 14 de fevereiro (domingo), a partir das 8h
Classificação indicativa: livre
No site do Itaú Cultural