Palco Virtual abre a temporada com shows de Pedro Pastoriz, Livia Nery e Ligiana Costa

Em três dias de programação, de quinta a sábado, artistas estreiam a grade musical do Itaú Cultural em 2021 apresentando novos discos autorais e homenagens a grandes compositores

  • Data: 28/01/2021 14:01
  • Alterado: 28/01/2021 14:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Palco Virtual abre a temporada com shows de Pedro Pastoriz, Livia Nery e Ligiana Costa

Pedro Pastoriz

Crédito:Divulgação

Você está em:

De 4 a 6 de fevereiro (quinta-feira a sábado), o Itaú Cultural dá a largada para sua programação musical, estreando a temporada 2021 do Palco Virtual com shows ao vivo, sempre às 20h. Na primeira data, o músico gaúcho Pedro Pastoriz canta músicas do seu novo álbum, Pingue-Pong com o Abismo. Na sexta-feira, é a vez da cantora e compositora baiana Livia Nery mostrar as canções do seu disco Estranha Melodia. No sábado tem o show da artista brasiliense Ligiana Costa, que apresenta o espetáculo EVA. As apresentações acontecem via Zoom e os ingressos, gratuitos, já podem ser reservados pela plataforma Sympla (confira o link em www.itaucultural.org.br).

Ex-integrante da Banda Mustache e os Apaches, Pedro Pastoriz apresenta, ao vivo, na quinta-feira (dia 4), seu terceiro disco solo, Pingue-Pong com o Abismo. O álbum passeia por baladas idílicas, chavões, levadas latinas, timbres retrôs, palavras de ordem e mensagens subliminares. Destaque para a música Dolores, que fala sobre a partida da mãe do músico gaúcho, deixando para trás memórias e objetos. Com a poesia em primeiro plano, o novo disco de Pastoriz traz, ainda, no título uma alusão à poesia do escritor norte-americano Allen Ginsberg, um dos expoentes da geração beat da década de 1950 e da contracultura. 

Na sexta-feira, a compositora baiana Livia Nery canta as músicas do seu primeiro álbum, Estranha Melodia. Com experimentações de timbres e sonoridades diversas, que vão de elementos eletrônicos ao cancioneiro de um Brasil brejeiro e litorâneo, Livia apresenta canções gravadas na Bahia, e que ganharam novos contornos em São Paulo. Entre as músicas do repertório, estão duas compostas em parceria: Quem se Imaginou, com Ricardo Santana, e Pra Trabalhar, feita ao lado de Tatiana Lírio e Johanna Gaschler. 

No sábado, dia 6, a compositora Ligiana Costa apresenta o espetáculo EVA – Errante Voz Ativa. Tendo todas as canções do disco com nomes mulher, a artista faz uma homenagem à multiplicidade das vozes femininas. É o caso das faixas NiceLuizaLilith e EvaAfrodite e Rosa. Com sonoridade contemporânea, o repertório é extremamente vocal e mostra a nova proposta musical da artista paulista radicada em Brasília. 

Próximos

A música continua conduzindo a programação do Palco Virtual na segunda semana de fevereiro. No dia 11, quinta-feira, a convidada é a pianista Maria Teresa Madeira. No dia seguinte, a apresentação é da contrabaixista Ana Karina Sebastião. No sábado, 13, é a vez da também pianista e compositora Maíra Freitas. Por fim, no dia 14, a atriz Indira Nascimento interpreta o experimento cênico Ensaio sobre ter voz, um convite ao diálogo e ao pensamento sobre como existir na sociedade atual, a partir da perspectiva emocional de uma mulher negra. 

Sobre os artistas

Pedro Pastoriz é músico gaúcho, tem três discos lançados e também é ex-integrante da banda Mustache e os Apaches. Seu álbum mais recente, Pingue-Pongue com o Abismo, foi lançado pelo selo RISCO de São Paulo. Atualmente, ele produz um programa de música e comédia caseira, chamado Comitê

Livia Nery é instrumentista, cantora, compositora e produtora nascida em Salvador. Seu primeiro EP, Vulcanidades (2017), com produção assinada por ela e Rafa Dias, lhe rendeu o prêmio de melhor intérprete feminina do Prêmio Caymmi. Aposta no cruzamento de música urbana com o cancioneiro brasileiro. No palco, já esteve em festivais como Coquetel Molotov e Festival Radioca. Soma, ainda, notórias participações nos carnavais de Salvador e em projetos de rua, ao lado do Ministério Público Sistema de Som. 

Ligiana Costa, brasiliense nascida em São Paulo, fez diversos shows na França e na Itália cantando sambas até que, depois de dez anos de velho mundo, retornou ao Brasil e lançou seu primeiro disco, De Amor e Mar, gravado entre São Paulo, Paris e Brasília. Em 2013, lançou o disco Floresta, produzido e arranjado pelo maestro Letieres Leite e gravado em Salvador. Desde 2015, Ligiana vem se dedicando ao seu duo de música eletrônica barroca, NU (Naked Universe), em parceria com Edson Secco. NU já circulou pelo Brasil, Estados Unidos e Europa e tem dois discos lançados, o mais recente é Atlântica (2019). 

SERVIÇO:

Pedro Pastoriz

Dia 4 de fevereiro (quinta-feira)

Às 20h

Classificação indicativa: livre

Duração: 60 minutos

Em plataforma Sympla/Zoom

Capacidade: 300 ingressos 

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla. Permitido até cinco ingressos por pessoa. 

Livia Nery

Dia 5 de fevereiro (sexta-feira)

Às 20h

Classificação indicativa: livre

Duração: 60 minutos

Em plataforma Sympla/Zoom

Capacidade: 300 ingressos

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla. Permitido até cinco ingressos por pessoa. 

Ligiana

Dia 6 de fevereiro (sábado)

Às 20h

Classificação indicativa: livre

Duração: 60 minutos

Em plataforma Sympla/Zoom

Capacidade: 300 ingressos 

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla. Permitido até cinco ingressos por pessoa.

Compartilhar:

  • Data: 28/01/2021 02:01
  • Alterado:28/01/2021 14:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados