Falando de Transportes e Transportadoras – Coletivos nas tomadas
O Brasil poderá ter a maior frota de ônibus elétricos da América Latina até 2024, alcançando 3 mil unidades – somente a cidade de São Paulo já contará com 2.600. Atualmente o país tem apenas 68 ônibus elétricos em uso no transporte público, muito aquém da Colômbia, que já tem 1.589 ônibus elétricos, e do […]
- Data: 22/11/2022 14:11
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U
Crédito:Divulgação
O Brasil poderá ter a maior frota de ônibus elétricos da América Latina até 2024, alcançando 3 mil unidades – somente a cidade de São Paulo já contará com 2.600.
Atualmente o país tem apenas 68 ônibus elétricos em uso no transporte público, muito aquém da Colômbia, que já tem 1.589 ônibus elétricos, e do Chile (849), com base na plataforma e-bus Radar. Algumas leis que já foram implementadas em cidades brasileiras direcionando o uso desses veículos fazem acreditar em um crescimento significativo nos próximos dois anos.
A previsão é de Edgar Barassa, especialista e pesquisador nas áreas de eletromobilidade, energias renováveis e tecnologias emergentes de baixo carbono, que abordará o tema em um dos painéis da segunda edição do “Ampère – Ecossistema de Mobilidade Elétrica no Brasil”, um dos maiores eventos de mobilidade elétrica e de energias renováveis do país, realizado de 22 a 25 de novembro, no Mineirão, em Belo Horizonte. “Tendo em vista que somos um país de dimensão continental, esses números nos mostram que estamos alguns passos atrás, mas temos uma perspectiva de superar esses números latino-americanos devido ao volume de frota total que o Brasil tem atualmente no transporte público e pelos compromissos já estabelecidos”, salienta Barassa.