Greve Bancária: como proceder
Procon-SP dá dicas para que consumidor não seja prejudicado durante greve de bancários
- Data: 06/09/2016 10:09
- Alterado: 06/09/2016 10:09
- Autor: Redação
- Fonte: Procon-SP
Crédito:
Diante da paralisação dos funcionários dos bancos, o Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, elaborou algumas orientações para que o consumidor não seja prejudicado. Veja quais são elas:
• Para não ser cobrado de eventuais juros, o consumidor deve ficar atento aos prazos de vencimento das contas, a greve não afasta a obrigação de pagar em dia.
• Em caso de dificuldade, entre em contato com a empresa credora e solicite outras opções para fazer o pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas e outros correspondentes bancários, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.
• O consumidor deve documentar esse pedido enviando por e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo, pois caso o fornecedor não disponibilize opções para quitar o débito, possa reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.
• Na falta de funcionários da instituição bancária, para sua segurança, nunca aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos. A guarda da senha e do cartão é de responsabilidade do correntista.
• Lembrando que algumas redes de supermercados e casas lotéricas recebem o pagamento de boletos e contas de água, luz, gás e telefone.