O que é Google EAT (E-A-T) e qual a sua influência nas estratégias de SEO?

Entenda o que significa a sigla E-A-T, como funciona esse conceito do Google e a sua importância no ranqueamento

  • Data: 26/10/2022 08:10
  • Alterado: 26/10/2022 08:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet - Rock Content, Semrush Blog
O que é Google EAT (E-A-T) e qual a sua influência nas estratégias de SEO?

Crédito:Freepik

Você está em:

O Google EAT é um conceito importante abordado por profissionais de marketing porque ele impacta diretamente nas estratégias de SEO. Essas estratégias buscam otimizar sites para que eles possam alcançar um bom ranqueamento nas páginas de resultados de pesquisas. Em outras palavras, o SEO reúne ações que devem ser aplicadas para colocar o site entre as primeiras posições nos sites de buscas. Dessa maneira, aumentam-se as chances do seu site se destacar nos resultados de pesquisas e receber cliques do seu público-alvo. Afinal, quando pesquisamos por algo, geralmente, acessamos apenas os primeiros resultados que aparecem, não é mesmo?

Sendo o maior buscador do mundo, o Google determina diretrizes sobre o que ele considera qualificatório para as páginas da web. Ao seguir essas especificações recomendadas, o seu site é bem avaliado pelo Google e amplia a possibilidade de ser exibido entre os principais resultados de pesquisa. O Google EAT faz parte dessa série de práticas e, por isso, é importante conhecê-lo.

O que é Google EAT?

A sigla do Google EAT (E-A-T ou E.A.T) representa as palavras Expertise (especialização), Authority ou Authoritativeness (autoridade) e Trust ou Trustworthiness (confiabilidade). Esse conceito está presente nas diretrizes de ranqueamento do Google que abrange os parâmetros para avaliar – e validar – a qualidade de páginas e conteúdos de sites. Além do EAT aplicado no conteúdo de modo geral, o conceito de especialização, autoridade e confiabilidade também está relacionado aos autores do conteúdo, uma vez que o conhecimento, a experiência e a reputação de um especialista influenciam as exigências do EAT.

Em resumo, o Google considera a especialização do criador do conteúdo principal; a autoridade e a confiabilidade do autor, do próprio conteúdo e também do site. Entre os diversos aspectos importantes para EAT, estão: o reconhecimento do autor como especialista na área com menções que provam a sua experiência e reputação online; quando possível, conteúdos embasados em evidências científicas; revisões e atualizações do conteúdo para corrigir erros e informações defasadas; boas avaliações de clientes, mídias e especialistas; backlinks de fontes confiáveis; entre outros aspectos.

O que é YMYL e qual o impacto do EAT?

Segundo conclusões de especialistas, o EAT possui mais influência na avaliação de sites YMYL (Your Money or Your Life). Esses sites abordam conteúdos ligados a saúde e finanças, temáticas consideradas impactantes para a vida de quem está consumindo esses tópicos e que podem causar danos sérios se não forem abordados com responsabilidade. Devido a esses fatores, o Google atribuiu critérios de avaliação mais rígidos para os sites do tipo YMYL. Assim, a plataforma busca garantir o fornecimento de informações confiáveis e evita a divulgação de fake news. Porém, apesar do foco em sites com informações médicas e financeiras, não existem dados concretos sobre como o Google classifica os sites YMYL. Então, recomenda-se prestar atenção ao EAT até mesmo quando o conteúdo do site não aborda esses temas diretamente.

Vale lembrar ainda que o Google não divulga com clareza boa parte de suas informações operacionais, incluindo o funcionamento dos algoritmos de ranqueamento e todos os critérios exigidos para o EAT. Então, é preciso reconhecer que as suas recomendações de qualidade para sites são abrangentes, podem ser mudadas e não disponibilizam exatidão. Por isso, é importante contar com profissionais atualizados para manter a performance do site e que saibam utilizar as ferramentas avaliadoras de desempenho do próprio Google.

Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades. 

Compartilhar:

  • Data: 26/10/2022 08:10
  • Alterado:26/10/2022 08:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet - Rock Content, Semrush Blog









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados