Marketing Digital: 4 passos para decolar o marketing de empresas iniciantes

Conheça as principais estratégias do marketing digital e saiba por onde começar

  • Data: 30/09/2022 08:09
  • Alterado: 30/09/2022 08:09
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Marketing Digital: 4 passos para decolar o marketing de empresas iniciantes

Crédito:

Você está em:

O marketing digital reúne estratégias essenciais para todas as empresas que querem fazer as suas vendas decolarem. E engana-se quem pensa que essas ações de marketing são voltadas apenas para negócios estabelecidos e grandes. Elas também são imprescindíveis para empresas iniciantes e oferecem oportunidades incríveis para negócios de todos os portes. Porém, as estratégias de marketing são amplas e abrangem muitas frentes de trabalho, por isso, nesta edição do caderno de tecnologia, vamos trazer a introdução de 4 estratégias básicas para começar o desenvolvimento do marketing digital do seu negócio.

Branding e identidade visual

Identificar os públicos-alvo da sua empresa e construir a personalidade da sua marca estão entre os primeiros passos para começar a colocar em prática as estratégias do marketing digital. O branding é o conjunto de ações que vão direcionar a forma como a marca será reconhecida no mercado, como posicionamentos, conceitos, valores e outras decisões utilizadas para comunicar a personalidade do seu negócio da maneira mais positiva para os seus consumidores.

A identidade visual é a combinação de elementos gráficos que irão representar a imagem de uma empresa, como paletas de cores, logotipos, tipografias e demais informações visuais. Essa estratégia é produzida conforme as características do negócio e do seu público-alvo, sempre com foco no branding e na mensagem que a marca quer difundir para seus consumidores. Por exemplo, áreas relacionadas ao setor de saúde possuem clientes com perfis variados, porém devido às características do setor, o principal objetivo da comunicação dessas empresas é transmitir seriedade nos serviços e produtos. E para garantir a sua assertividade, a identidade visual precisa ser aplicada corretamente em todos os canais de comunicação da marca, como as redes sociais e os sites.

Redes sociais

Faz tempo que as redes sociais fazem parte do nosso dia a dia, sendo raro alguém não possuir um perfil em pelo menos uma mídia social. Porém, o gerenciamento de redes sociais para empresas exige ações estratégicas específicas e diferentes dos perfis pessoais. A criação de uma página comercial nas redes sociais é um passo essencial para estabelecer a presença de uma marca na internet. O Facebook, o Instagram, o LinkedIn, o Twitter e até mesmo o TikTok oferecem dezenas de ferramentas exclusivas para a gestão de negócios nas redes.

Criação de site

O site de uma empresa funciona como a sua sede online, pois é ele que centralizará a sua comunicação na internet e as estratégias de marketing. Em alguns casos, o site pode até oferecer suporte para as suas operações, como em e-commerce, por exemplo. Por isso, a criação de site é uma etapa importante para o marketing digital de um negócio, uma vez que outras estratégias dependem dele para serem desenvolvidas.

Atualmente, existem diferentes tipos de site para atender aos mais diversos segmentos do mercado e estimativas de orçamentos. Além disso, as empresas podem contar com plataformas que fornecem recursos prontos para a criação de lojas virtuais e sistemas completos para o desenvolvimentos de sites, como o WordPress. Vale lembrar que o site de uma empresa deve seguir a identidade visual da marca e precisa transmitir a sua personalidade alinhada com os demais canais de comunicação, incluindo as redes sociais.

Publicidade online: Google Ads, Meta Ads e outros anúncios na internet

Os anúncios na internet estão disponíveis em várias plataformas e diversos formatos, sendo possível encontrar opções de publicidade online para todos os negócios e públicos. O Google Ads é destaque quando falamos de campanhas de anúncios online, pois a plataforma possibilita promover empresas em lugares relevantes na internet, o próprio site de pesquisas do Google é um exemplo. Além disso, as redes sociais também fornecem oportunidades para desenvolver anúncios, como o Meta Ads que é o gerenciador de anúncios do Facebook e do Instagram.

Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades. 

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 30/09/2022 08:09
  • Alterado:30/09/2022 08:09
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados