Espetáculos, filmes e oficinas divertem crianças e adultos nas Fábricas de Cultura

Performance drag, oficina de construção de instrumentos e documentário sobre poeta da Cooperifa são alguns dos destaques da programação de setembro

  • Data: 08/09/2022 11:09
  • Alterado: 08/09/2022 11:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fábrica de Cultura
Espetáculos, filmes e oficinas divertem crianças e adultos nas Fábricas de Cultura

Crédito:André Hoff / Divulgação

Você está em:

A diversão está garantida nas Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul, da Região Metropolitana (Diadema e Osasco), e do Vale do Ribeira (Iguape) durante o mês de setembro. Crianças, jovens e adultos poderão aproveitar uma agenda com diversas linguagens artísticas. Toda a programação é gratuita e, a seguir, veja alguns dos destaques. 

Na peça Bentinho, o menino valente o público conhecerá a história de um garoto que sofre bullying na escola por ter Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Mas a vida de Bentinho toma um rumo diferente quando ele conhece o mágico palhaço Kandac. A apresentação será no dia 13, às 15h, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Ainda na zona Norte, a Fábrica de Cultura Jaçanã recebe o espetáculo Outras Marias…e Agora?, da Cia Drómos de Teatro, no dia 15, às 15h. A peça, que terá interpretação simultânea em Libras, propõe uma reflexão sobre a condição da mulher por meio da história de personagens que se cruzam em um hospital psiquiátrico. 

Também há espaço para o cinema com o lançamento do documentário “Olhar de Edite” na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. A produção apresenta a vida e a obra de Dona Edite, intérprete de poesia mineira e integrante do Sarau da Cooperifa. Logo após a exibição, que será realizada no dia 15 de setembro, às 19h30, haverá um bate-papo com Daniel Fagundes, cineasta e cofundador do coletivo e produtora social Caramuja Produções, responsável pela realização do documentário. 

No dia 16 de setembro, às 14h30, duas atividades irão animar a zona Norte: a Cia Manga com Leite leva para a Fábrica de Cultura Brasilândia a contação Que História é essa?, que pretende apresentar de forma lúdica os primeiros heróis e guardiões da natureza brasileira. Já na unidade Vila Nova Cachoeirinha a equipe de biblioteca realiza a Oficina de Colagem: Sentimentos através dos Recortes. Por meio da técnica do recorte e fazendo uso de papel, tesoura e cola, os participantes serão convidados a aflorar a criatividade e desenvolver novas interpretações do mundo.

Outra formação é a Oficina Empreendedorismo Social com Viviane Oliveira, criadora da “Viviaxebahia”, marca de moda Africana. Neste encontro realizado no dia 21, a partir das 10h, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, Viviane compartilhará suas experiências como empreendedora. E na unidade Diadema, o projeto BANTUQUE realiza a Oficina de Construção de Instrumentos (Caxixi) no dia 21, das 14h às 16h30. A proposta da oficina, ministrada pelo músico e educador Afonsinho Menino, é unir saberes ligados aos instrumentos de percussão originários dos países africanos. 

Para celebrar o Dia Nacional do Teatro (19/09), a unidade Jaçanã apresenta o espetáculo É difícil chorar no Deserto. Na trama, três personagens criados pelos delírios de um rapaz homossexual, durante uma noite de insônia, estão em um deserto onde enfrentam as dificuldades da convivência e reencontram a luta de séculos das “bixas” para sobreviver ao espaço árido em que sempre foram colocadas. A apresentação será no dia 21 de setembro, às 19h.

Na unidade Capão Redondo, a equipe de biblioteca promove no dia 22, a partir das 14h, a atividade de pintura e registro fotográfico Autorretrato: como eu me sinto; como eu me vejo. A partir da leitura do poema “O autorretrato”, de Mário Quintana, os participantes serão motivados a criarem com tintas, papéis e fotografias seus rostos. Um pouco mais tarde, às 19h30, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís exibe o longa-metragem Cuidado com o Vão entre o Trem e a Plataforma, produzido pela 1Quarto Estúdio. O filme apresenta o cotidiano na Linha 9 da CPTM de São Paulo, responsável pela interligação entre o extremo sul (Grajaú) e extremo oeste (Osasco) da cidade.

As equipes de bibliotecas das unidades estão com diversas atividades para exercitar a imaginação. Em Osasco, a Oficina de Cianótica com Emerson Souza irá resgatar o trabalho de Anna Atkins, uma botânica inglesa que utilizou o recém-descoberto processo da Cianótipia para publicar o primeiro livro da história com imagens fotográficas. A oficina começa às 10h. Também no dia 23, mas às 14h, a ação Cênicas Brincantes convida a criançada para construir de forma coletiva uma cena teatral que se passe na Brasilândia.

O teatro segue em destaque na Zona Sul. A Fábrica de Cultura Diadema recebe a comédia teatral Velório à Brasileira no dia 23, às 19h30. Na história, um funcionário de repartição acaba de ganhar na Mega-Sena, mas morre antes de ir retirar o prêmio. Assim, um grupo bem duvidoso passa a buscar pelo bilhete premiado, deixando o velório do falecido em 2º plano. Pelo será possível assistir ao espetáculo de performance drag Perifa Queens no dia 25, a partir das 17h, atividade promovida pela unidade Capão Redondo. A produção pretende evidenciar a veia artística e a diversidade dos moradores do Jardim Romano, na periferia do extremo da zona Leste. 

Unindo a brincadeira à cultura popular, a atividade É Doce propõe um jogo em que os participantes comandam a dupla de gêmeos Tamu e Kato (em alusão a Cosme e Damião), que precisam pegar a maior quantidade de doces que conseguirem até o final do dia. O jogo será realizado na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco no dia 27, às 14h. Já a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha ministrará a Oficina de Máscaras Artesanais com materiais de fácil acesso no dia 28, a partir das 10h30. 

Atualmente, as unidades recomendam o uso de máscaras nos espaços internos. O programa Fábricas de Cultura é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

Compartilhar:

  • Data: 08/09/2022 11:09
  • Alterado:08/09/2022 11:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fábrica de Cultura









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados