Identidade visual: qual a importância para o seu negócio?
Entenda a relevância da identidade visual para as empresas
- Data: 30/05/2022 13:05
- Alterado: 30/05/2022 13:05
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Envato
Todas as pessoas que possuem algum contato com mídia visual já foram impactadas pela identidade visual. Na televisão, na mídia impressa e na internet, a comunicação visual está presente e influencia as nossas percepções. Por isso, o desenvolvimento da imagem de uma marca é tão importante para o sucesso do negócio e essencial para estabelecer a sua presença no mercado. Essa construção de imagem é feita a partir da identidade visual e é parte indispensável do marketing de uma empresa.
O que é identidade visual?
A identidade visual da marca é formada por um conjunto de elementos que servem de base para a sua comunicação visual. Essa estratégia é fundamental para o marketing da empresa porque determina o padrão e a maneira como o negócio vai se expressar em seus canais com o público. A elaboração da identidade visual define conceitos gráficos e visuais para identificar a empresa, como logotipo, paleta de cores, tipografia, entre outros elementos. Após a definição desses itens, o manual de identidade da marca é montado para servir de guia para aplicação dos conceitos na comunicação visual do negócio em sites, materiais impressos, redes sociais, embalagens e todas os demais elementos.
Qual a importância da identidade visual?
A maneira como a marca se comunica visualmente pode influenciar a forma como os consumidores, os concorrentes e até mesmo os colaboradores veem a empresa. Escolher as cores da marca, a fonte que será usada em seus materiais, entre outras decisões, podem parecer irrelevantes em um primeiro momento, mas é preciso entender que o julgamento sobre uma marca é gerado por um conjunto de fatores e a comunicação visual é um desses fatores. Geralmente, a construção da identidade visual é feita em duas situações: o lançamento de uma marca ou a renovação (modernização) de uma identidade já existente.
Ao criar um novo negócio, a elaboração de uma identidade visual deve fazer parte das primeiras estratégias de marketing da empresa, uma vez que as outras ações vão depender do manual da marca, como o gerenciamento de redes sociais e o desenvolvimento de sites. Também existem negócios estabelecidos que ainda não possuem uma identidade visual formada e precisam investir nela para se manterem competitivos no mercado. Nesses casos, é necessário atualizar todos os elementos de comunicação da empresa conforme a nova identidade, diferente de marcas que já iniciam a sua jornada com a sua identidade visual aplicada.
Além da sua relevância na criação de uma marca, a identidade visual precisa acompanhar a evolução dentro da empresa, no seu mercado e no restante do mundo. Para entender a importância dessa necessidade de atualização, basta observar as renovações de grandes marcas que transformaram os seus conceitos visuais ao longo dos anos, como a Coca-Cola, a Apple, o Google, a Meta (antigo Facebook) e a TV Globo, por exemplo. Ou seja, atualizar a identidade visual da empresa é essencial para manter-se moderna diante da concorrência.
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