Web Stories: conheça os stories do Google
Confira o recurso que permite exibir stories no Google e saiba como funciona
- Data: 23/05/2022 16:05
- Alterado: 23/05/2022 16:05
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Reprodução
Em 2020, o Google lançou as Web Stories e acompanhou uma tendência que só vem crescendo no mercado de conteúdo nos últimos anos.
O formato de vídeos curtos e temporários explodiu com o surgimento do Snapchat. Logo após o sucesso nessa rede social, o Instagram implementou um recurso semelhante e absorveu boa parte da demanda do Snapchat. Porém, a adesão desse formato não se limitou ao Instagram. O WhatsApp e o Facebook entraram na tendência e também adicionaram recursos para compartilhamento de stories. Até mesmo o Twitter fez uma tentativa de implementar os vídeos curtos na sua plataforma com os Fleets, mas a ferramenta foi desativada algum tempo depois. Atualmente, a rede social que está investindo no formato stories é o TikTok que liberou o recurso para os usuários brasileiros em março deste ano (2022).
Todos esses lançamentos confirmam o sucesso de consumo dos stories e mostram o potencial que as Web Stories podem trazer para os criadores de conteúdo.
O que é Web Stories do Google?
As Web Stories do Google funcionam em um formato baseado na web semelhante aos stories que já conhecemos com um conteúdo visual em tela cheia e posicionado na vertical, em que é possível publicar vídeos, imagens e animações com áudios, textos e links. No Brasil, usuários podem visualizar o recurso em duas plataformas principais: nos resultados de busca na Rede de Pesquisa e no espaço Discover do aplicativo do Google (e não no aplicativo do Google Chrome). Esse formato de compartilhar informações é focado na distribuição de conteúdo para dispositivos móveis, mas as Web Stories também podem ser exibidas através do desktop.
Para interagir com as publicações, basta tocar ou deslizar os cards para avançar e ver novas histórias e clicar nos links para acessar os sites responsáveis por sua publicação. O usuário ainda pode compartilhar as Web Stories através do botão de compartilhamento usual do seu dispositivo (Android e iOS) no canto inferior da tela.
O criador de conteúdo tem liberdade para escolher a ferramenta para o desenvolvimento das suas Web Stories, editar os cards como quiser e adicionar links para diversos tipos de conteúdos. Além disso, o recurso pode ser integrado para a exibição em sites. Entre as ferramentas disponíveis para a criação de Web Stories, o Google disponibiliza um plug-in para sites do WordPress. Ao publicar a sua história no seu site, é gerado um link compartilhável e as Web Stories podem ser exibidas para o público nas plataformas do Google.
As Web Stories atendem à demanda por conteúdo que exige uma maneira ágil e dinâmica de publicar e consumir informações. Por esse motivo, o recurso do Google pode oferecer mais uma alternativa vantajosa para os sites que pretendem ampliar as suas formas de compartilhamento de informações, atrair mais visitantes e aumentar o número de visualizações.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.