Em SP, projeto transforma geladeira usada em biblioteca comunitária
Iniciativa da Sabesp teve início em 3 de abril, quando a primeira "gelateca" foi instalada no Parque do Chuvisco, na Zona Sul
- Data: 07/05/2022 07:05
- Alterado: 17/08/2023 04:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Em SP
Crédito:Reprodução
A Secretaria Municipal de Cultura, em uma ação enquanto promotora da leitura, anuncia o apoio ao projeto Gelateca, da Sabesp. A iniciativa utiliza geladeiras usadas e sem funcionalidade, transformamdo-as em bibliotecas comunitárias, instaladas em locais com grande movimento.
O Parque do Chuvisco, na Zona Sul, recebeu a primeira estante. O objeto foi adesivado com frases e imagens em homenagem ao cantor Sabotage, assassinado em 2003, e instalado no dia do aniversário do músico, 3 de abril. Tamires Rocha Sabotage, filha do artista, realizou um show no ato de entrega da gelateca.
As peças são adquiridas por uma equipe da Sabesp. São adesivadas com temáticas voltadas à leitura ou personalidades das artes e, na sequência recebem livros fornecidos pela SMC. Desta forma, tornam-se bibliotecas comunitárias.
Ao transformar um móvel em suporte artístico, literário e social, a ação incentiva não somente a leitura, mas também a educação, a sustentabilidade e o exercício da cidadania.
“Em todo lugar cabe a convivência criativa. E essa criatividade se fortalece com a ação que promove a leitura em todas as suas formas – roda de leitura, leitura compartilhada, histórias lidas”, declara a Secretária municipal adjunta de Cultura, Andrea Souza.