São Caetano lança antologia com histórias de pessoas comuns
A Prefeitura de São Caetano do Sul lança na próxima quarta-feira (15/2) a antologia “De Maria a José: histórias de pessoas comuns que fizeram de São Caetano o que é hoje”, em cerimônia aberta ao público no Teatro Santos Dumont (Avenida Goias, 1.111, Bairro Santa Paula), a partir das 19 horas. A obra conta com […]
- Data: 09/02/2012 20:02
- Alterado: 09/02/2012 20:02
- Autor: Alexandre Costa
- Fonte: PMSCS
Crédito:
A Prefeitura de São Caetano do Sul lança na próxima quarta-feira (15/2) a antologia “De Maria a José: histórias de pessoas comuns que fizeram de São Caetano o que é hoje”, em cerimônia aberta ao público no Teatro Santos Dumont (Avenida Goias, 1.111, Bairro Santa Paula), a partir das 19 horas. A obra conta com crônicas de autores que fazem parte da Academia Popular de Letras do ABC, sediada na Biblioteca Municipal Paul Harris de São Caetano, e homenageia moradores e instituições que ajudaram a construir a história sancaetanense.
“Esta antologia teve como objetivo reunir escritores que frequentam as atividades educacionais de ação e animação cultural da Biblioteca Paul Harris, e que têm em comum o amor à nossa cidade e aos seus habitantes; que através de crônicas projetaram relatos que resgatam pessoas, lutas, crenças, aventuras, ideologias, com dados obtidos em contato vivo, exercitando o ouvir e atiçando a curiosidade”, destaca a coordenadora das bibliotecas de São Caetano e presidente da Academia Popular de Letras, Ana Maria Guimarães Rocha. Os encontros da academia são gratuitos e democráticos, sempre abertos a todos os interessados em participar.
A publicação da antologia De Maria a José é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de São Caetano, a Biblioteca Municipal Paul Harris (gerida pela Secretaria Municipal da Educação), a Academia Popular de Letras do ABC e a Companhia Editora Nacional. Para Ana Maria Guimarães Rocha, o livro vai agradar aos leitores. “Com talento e competência, os autores da nossa Academia Popular de Letras contemplaram o imigrante e o migrante, em textos simples, dando voz aos cidadãos com um olhar amoroso e descompromissado, viajando prazerosamente pelo imaginário.”
Os escritores que contribuíram com crônicas para a obra foram: Ala Voloshyn; Alcione Zanini; Alexandre Costa; Apparecida Cardoso Marafioti; Aroldo Miguel; Carmem Sanches; Cíntia Andrade; Eliete Maria; Eunice Scarelli Vetorazzi; Gesiel de Oliveira; Gioconda Labecca; Gilberto Tadeu de Lima; Hildebrando Pafundi; Jorge Lorente; José Ramos Vitorino; Kátia Valeria Gomes; Lenice Duarte Melero; Lourdes de Vita; Lygia Ungaretti Paleo Konno; Maria de Lourdes Silva Vidal; Mariza Lima Gonçalves; Marcos Massolini; Paulo Moriassu Hijo; e Vander Luiz. A introdução ficou a cargo de Ana Maria Guimarães Rocha.
Entre os homenageados em De Maria a José estão: Maria Deckij Voloshyn; Famílias Quiletti e Zanini; Academia Popular de Letras; Isidoro Rosa; Maristela Manili Rossi; Anna Garcia Galeazzo; Iolanda Forasteiro; Raimundo Gomes da Cruz; Uma mulher só; Terezinha de Oliveira; São Caetano do Sul; Filadelfo Pereira de Souza; Piedade Coelho; Biblioteca Municipal Paul Harris; Álvaro Gomes; São Caetano do Sul e seus idosos; Leila Dario Forone; Maria Ramos; Kasimiera Chmiel; Daniel Lima Gonçalves e Edson Gonçalves; Ricardo Pareja Marigo; Vitor Keihan Matsudo; e Maria Goretti Furtado Pinto.
Outras informações sobre o lançamento do livro e demais eventos da Academia Popular de Letras podem ser obtidas pelo telefone 4229-1214.