WhatsApp: confira 5 recursos lançados em 2022 e comece 2023 com o app atualizado!
Conheça as novas funcionalidades do WhatsApp e saiba como funciona os recursos que chegaram recentemente ao app
- Data: 18/01/2023 09:01
- Alterado: 18/01/2023 09:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet/WhatsApp, TechTudo, Tecnoloblog
Crédito:Envato
Em 2022, o WhatsApp trouxe novidades que chegaram para fazer a diferença na experiência do usuário. Entre as atualizações, agora é possível fazer enquetes, criar comunidades, ocultar o “online”, encontrar empresas no aplicativo, criar conversas com você mesmo com mais praticidade e várias outras funcionalidades. Muitos desses recursos já eram cobrados pelo público há bastante tempo, enquanto outros geraram discussões na internet. Por isso, trouxemos nesta edição do caderno 5 recursos implementados pelo WhatsApp para você conferir.
Enquetes
Adicionado ao app em novembro (2022), o recurso para enquetes no WhatsApp permite elaborar e enviar questionários diretamente pelo aplicativo. Os usuários podem utilizar a função para compartilhar perguntas, pesquisas e votações em grupos e conversas privadas no WhatsApp. E cada enquete pode contar com até 12 opções diferentes de respostas. Além disso, o app possibilita visualizar quem escolheu qual alternativa e a quantidade de votos em cada uma. A função “Enquete” no WhatsApp é encontrada ao clicar no ícone de clipe do lado de “Mensagem”.
Comunidades no WhatsApp
As Comunidades no WhatsApp foi anunciada em abril (2022), porém o lançamento do recurso foi adiado no Brasil. O adiamento foi motivado por recomendações de autoridades para evitar o compartilhamento de informações falsas e, consequentemente, a influência indevida do aplicativo no processo eleitoral brasileiro. Então, a plataforma decidiu lançar a funcionalidade apenas após o fim das eleições de 2022.
O recurso de Comunidades do WhatsApp possibilita reunir vários grupos relacionados dentro de uma única estrutura maior. Por exemplo, a Comunidade de uma escola pode reunir vários grupos de pais e grupos de cada sala. Com a nova função, os administradores possuem mais opções de gerenciamento para os chats coletivos como: enviar mensagens e avisos para toda a comunidade, incluir grupos existentes ou novos grupos às Comunidades e adicionar participantes a esses grupos.
Atalho para criar chats com você mesmo
A criação de conversas com você mesmo já era um hábito de muitos usuários dentro da plataforma para fazer anotações e salvar arquivos. Então, o WhatsApp disponibilizou um atalho para fazer isso de maneira nativa no app, eliminando a necessidade de criar um grupo com outro contato e removê-lo logo depois. A nova funcionalidade pode ser acessada no ícone de mensagem no canto inferior da tela de “Conversas”. Ao clicar no ícone, a lista de contatos exibe o contato do próprio usuário em primeiro. Basta clicar nele para iniciar uma conversa com você mesmo.
Ocultar o status online
A possibilidade de remover o “online” no WhatsApp é esperada há muito tempo pelo público, uma vez que o status sempre indica o momento que o usuário está ativo no app, impedindo-o de passar despercebido. Com o novo recurso, a plataforma permite configurar as preferências de privacidade para ocultar o “online”. Para utilizar a opção, é necessário acessar “Configurações” (ou “Conta”), depois clicar em “Privacidade” e mais uma vez em “Visto por último e online”.
Encontrar empresas no WhatsApp
O WhatsApp lançou um recurso para encontrar estabelecimentos próximos, semelhante à funcionalidade do Google Maps. Os usuários podem pesquisar por lojas, restaurantes, mercados, entre outros estabelecimentos comerciais na sua região diretamente pelo app. Ao clicar no ícone da lupa de pesquisa, o WhatsApp permite navegar por categorias e encontrar uma lista de empresas com base na sua localização, sendo possível obter mais informações sobre a empresa e entrar em contato.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.