VPN: o que é e porque usar
Segurança e privacidade são dois fatores essenciais para navegar na internet nos dias de hoje; entenda como a VPN pode te ajudar nisso
- Data: 06/05/2024 17:05
- Alterado: 10/05/2024 06:05
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Saiba o que é a VPN e como ela pode te ajudar
Crédito:Dan Nelson/Unsplash
As pessoas, nos dias de hoje, passam uma grande parte dos seus dias conectadas à internet — a todo momento estamos enviando e recebendo milhares de dados através de nossos computadores e smartphones. Nesse contexto, garantir a segurança e privacidade de informações pessoais são essenciais — a VPN (Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual, em tradução livre) surge como uma ferramenta para cumprir este objetivo.
O que é uma VPN
A VPN é uma forma de estabelecer uma conexão segura entre um dispositivo e a internet. A tecnologia faz isso pela criptografia dos dados transmitidos, através de um servidor remoto que é operado pelo provedor do serviço. Desta maneira, o IP — o identificador de cada aparelho conectado à rede — se torna oculto, assim como a localização física do usuário. Isto assegura a privacidade de quem está navegando e serve como uma proteção extra a informações sigilosas.
Esta camada protetora é capaz de esconder os dados e impedir a prática invasiva de coleta de informações por diversas partes. Isso inclui outros usuários mal-intencionados, como hackers, ou até mesmo por parte de empresas, anunciantes e entidades governamentais que podem estar monitorando as comunicações. Com frequentes vazamentos de informações e ataques cibernéticos, o uso de VPN vem, cada vez mais, se popularizando entre usuários da internet.
Utilidades deste tipo de serviço
O uso de um serviço de VPN é útil em diversas situações. Ele pode desde garantir uma navegação mais segura em locais públicos — como um aeroporto ou uma rede de um shopping, por exemplo — até permitir o acesso a conteúdo com restrições geográficas, por exemplo. Veja algumas destas utilidades:
- Anonimato: uma vez conectado ao servidor de uma VPN, os dados originais do usuário — como o IP e sua localização — são ocultos para os sites que ele visita. No lugar, estes endereços terão acesso apenas aos dados do servidor que ele está utilizando, garantindo uma navegação totalmente privada.
- Segurança em redes públicas: redes de Wi-Fi abertas, como as fornecidas por alguns municípios em praças e prédios públicos ou até em ônibus; ou então acessadas por qualquer pessoa, como em aeroportos, shoppings e cafés, são especialmente vulneráveis. Usar uma VPN nesta situação impede que outro usuário na mesma rede possa direcionar qualquer ataque virtual ou interceptar informações sigilosas.
- Derrubar barreiras geográficas: um uso popular da VPN é eliminar restrições de conteúdo na internet estabelecidas geograficamente. Um exemplo recente desta utilidade foi a transmissão gratuita do show da cantora Madonna na Praia de Copacabana. O evento, transmitido gratuitamente em sites brasileiros, não estava acessível em outros países — caso algum fã estrangeiro quisesse assistir à apresentação, porém, um servidor localizado no Brasil permitiria o acesso. O mesmo é válido no sentido oposto: brasileiros conseguem entrar em transmissões exclusivas para os Estados Unidos ou Europa conectando-se a servidores de fora.
- Acesso a conteúdo local: trabalhadores no regime home office talvez já tenham utilizando uma VPN mesmo sem saber. Diversas empresas possuem dados sigilosos armazenados em seus servidores e, para que seus funcionários os acessem remotamente, é necessário que eles se conectem à rede da empresa através deste serviço de segurança e privacidade.
O que considerar ao escolher uma VPN
Atualmente, existem diversas opções para se escolher quando se opta por utilizar uma VPN. É preciso, porém, que o usuário considere alguns fatores em sua escolha. O serviço precisa de tecnologia e estrutura adequada para assegurar a criptografia dos dados — VPNs gratuitas podem não garantir esta eficácia, por isso, as melhores opções são pagas.
A assinatura de uma VPN paga pode ser feita de forma mensal ou por meio de planos mais longos — que, geralmente, oferecem descontos. Há opções para todos os gostos e bolsos: o valor costuma variar entre cerca de R$ 10 a R$ 100 mensais, dependendo do que é oferecido e do período contratado. Provedores de confiáveis e de qualidade incluem a Surfshark, a NordVPN e o Proton VPN.
Outra questão importante a ser lembrada é que, como os dados enviados e recebidos na internet passam por um intermediário durante a navegação, a velocidade da internet é impactada durante o uso de uma VPN. Escolher um serviço que oferece uma boa velocidade é essencial para um bom proveito das vantagens desta tecnologia; a disponibilidade geográfica dos servidores de cada provedor também é algo para se pesquisar antes de contratar seu plano.