Votuporanga promove 13ª edição do festival literário com mais de 400 atrações gratuitas

FLIV 2023 será realizado de 6 a 13 de agosto, no Parque da Cultura de Votuporanga, tendo Rita Carelli como escritora homenageada

  • Data: 06/08/2023 10:08
  • Alterado: 01/09/2023 00:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Votuporanga promove 13ª edição do festival literário com mais de 400 atrações gratuitas

Crédito:Divulgação

Você está em:

Um dos eventos literários mais importantes de São Paulo, o Festival Literário de Votuporanga (FLIV) movimenta o noroeste paulista com a sua 13ª edição, que será realizada no período de 6 a 13 de agosto, no Parque da Cultura da cidade. Tendo como tema “Sustentar mundo, carregar sonhos”, o FLIV 2023 homenageia a escritora, ilustradora, atriz e cineasta paulistana Rita Carelli, autora, entre outros títulos, de “Terrapreta”, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2021 na categoria Melhor Romance de Estreia.

Mais de 400 atrações, entre bate-papos com escritores, oficinas de criatividade, apresentações artísticas e exposições, marcam a programação da 13ª edição, que é alvo de visitas de caravanas escolares de aproximadamente 80 cidades do noroeste paulista.

Responsável pela organização do FLIV 2023, a secretária de Cultura, Janaina Cristina da Silva, destaca que as visitas escolares são o ponto alto de todas as edições do festival. “São a partir dessas visitas que o FLIV cumpre com a sua função principal, que é a de estimular o hábito da leitura por meio de atividades que envolvem arte, cultura e convívio social”, destaca.

Programação artística

Espetáculos teatrais, shows e exposições de artes visuais marcam a programação artística do FLIV 2023. O destaque fica por conta do show da banda Os Paralamas do Sucesso, que será realizado nesta segunda-feira (7/8), véspera do aniversário de Votuporanga, às 20h30, no Palco Principal.

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS SP) traz para o FLIV 2023 a exposição “Timeless”, do paulistano Marcelo Tinoco, artista que intervém na imagem fotográfica com colagens, recortes e pinturas com pincéis digitais, compondo o que ele chama de “fotografia multidisciplinar”.

A mostra reúne retratos de pessoas e lugares realizados na atualidade, mas que parecem pertencer a uma época passada, outro século, outra década. As imagens, captadas por um processo puramente documental, são armazenadas em um dispositivo de arquivamento de instantes fotográficos. A partir desse banco de dados digital, o fotógrafo dá sequência à construção de quadros cênicos de grandes proporções, sintetizando a realidade das cidades e seus habitantes.

A mais importante semana de moda do calendário brasileiro, a São Paulo Fashion Week tem sua história resgatada no FLIV 2023 através de uma exposição realizada pelo Senac São Paulo. Na mostra, o público poderá conferir 20 looks que já brilharam nas passarelas da SPFW.

Bate-papos literários

A atividade mais esperada da programação do FLIV, os bate-papos com escritores, ilustradores e artistas deste ano revela a diversidade que enriquece a literatura brasileira. Confira quem são os convidados e convidadas da 13ª edição:

Auritha Tabajara

A cearense Auritha Tabajara é uma escritora, poeta e contadora de histórias conhecida por ser a primeira cordelista indígena do Brasil. O seu livro “Magistério Indígena em Verso e Poesia” foi considerado como de leitura obrigatória nas escolas públicas pelo Estado do Ceará.

Cristino Wapichana

Cristino Wapichana é músico, compositor, cineasta e escritor indígena nascido em Boa Vista (RO). Seu livro “A Boca da Noite” foi traduzido para o idioma sueco e recebeu a Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan, do International Board on Books for Young People. Também destaca sua contribuição para a antologia de contos indígenas “Nós”, publicada em 2019 pela Companhia das Letras no selo infanto-juvenil Companhia das Letrinhas.

Denise Nascimento

A designer mineira Denise Nascimento se dedica, desde 1998, à ilustração de livros para crianças e adolescentes. Entre as obras que ilustrou estão “Betina”, de Nilma Lino Gomes, e “As cores do mundo de Lúcia”, de Jorge Fernando dos Santos.

Fernando Rangel

Fernando Rangel é escritor, poeta, roteirista e dramaturgo. Como romancista, publicou o livro “Jolly’s 1984” (2008), vencedor do Projeto Nascente da USP (2005) e ganhador do Prêmio de Autor Revelação da Secretaria de Estado da Cultura (2005). Como roteirista de televisão trabalhou na TV Cultura, na qual integrou a equipe de roteiristas dos programas “Castelo RÁ-TIM-BUM” (1992), “O Mundo da Lua” (1992) e “Projeto Ipê” (1991). Também é autor de peças premiadas.

Lucia Morais Tucuju

Amapaense da etnia indígena Galibi-Marworno, Lúcia Morais Tucuju é educadora, escritora, narradora de histórias e mediadora de leitura. Integra o Mulherio das Letras Indígenas. Como atriz, atuou no monólogo “Arandu Lendas Amazônicas”, patrocinado e apresentado pelo Banco do Brasil, e no filme “Ricos de Amor 2”, da Netflix. É autora do livro de poesias “Tucumã”.

Maria José Silveira

A goiana Maria José Silveira é escritora, editora e tradutora. Seu primeiro romance, “A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas” (Editora Globo), recebeu o Prêmio Revelação da APCA 2002 e já ganhou edições nos Estados Unidos, Itália e França. Desde então, publicou oito romances. Em 2021, com “Maria Altamira” (Instante), foi finalista dos prêmios Oceanos e Jabuti. É também autora de duas peças de teatro já encenadas. 

Thiago Cóstackz

Thiago Cóstackz é artista plástico multimídia, documentarista, escritor, letrista e ativista ambiental. Artista incansável, esteve envolvido, nos últimos 12 anos, em mais de 70 ações pelo Brasil e em países como Alemanha, Rússia, Dinamarca, Islândia, Holanda, EUA, Inglaterra, Groenlândia e Itália, além de intervenções em lugares como o Oceano Glacial Ártico, Atlântico Sul, Caatinga e Florestas tropicais. Seu nome tem sido associado a grandes realizações e a astros internacionais, como Roger Waters (ex-Pink Floyd), que o escolheu para realizar uma intervenção invocando questões ambientais e de direitos humanos no aclamado show “The Wall”, para 70 mil pessoas no Brasil, em 2012.

O Festival Literário de Votuporanga é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento tem patrocínio da SAEV Ambiental e apoio da Amigos da Arte – Organização Social de Cultura, Poiesis Instituto de Apoio à Cultura e a Literatura, Museu da Imagem Som e SP Leituras. Colaboração: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Neoenergia Elektro, Sesc, Senac, Biblion e Tudo Vira Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.

Serviço

13º Festival Literário de Votuporanga – FLIV

De 6 a 13 de agosto

Parque da Cultura, em Votuporanga (SP)

Mais informações: flivotuporanga.com.br

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação

  • Data: 06/08/2023 10:08
  • Alterado:01/09/2023 00:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados