Você precisa de um investigador ou detetive?

O conceito de que investigadores e detetives desenvolvem a mesma função não procede, defende especialista em investigações e perícias. Ele ressalta habilidades técnicas, formação específica, além de autorização para emitir laudos oficiais com os diferenciais da profissão. As maiorias das pessoas entendem a atividade de detetive igual à de investigador, visto que o próprio dicionário […]

  • Data: 09/09/2013 14:09
  • Alterado: 09/09/2013 14:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: KB
Você precisa de um investigador ou detetive?

Crédito:

Você está em:

O conceito de que investigadores e detetives desenvolvem a mesma função não procede, defende especialista em investigações e perícias. Ele ressalta habilidades técnicas, formação específica, além de autorização para emitir laudos oficiais com os diferenciais da profissão.

As maiorias das pessoas entendem a atividade de detetive igual à de investigador, visto que o próprio dicionário classifica como sinônimos. Mas na prática é bem diferente. Quem explica é o investigador forense, Patrício Sewell, diretor da Sewell, empresa referência em investigações e perícias no Brasil há quase 20 anos. 

De acordo com o especialista, o investigador é o profissional que atua de forma planejada, tem formação técnica, atua em diversas áreas como criminal, trabalhista, grafologia, balística entre outras, além de ser capacitado para emitir laudos oficiais para complementar uma ação judicial. “O investigador é a polícia particular do cidadão, responsável por todas as etapas necessárias, incluindo o levantamento de provas, perícia, até chegar à conclusão e o laudo técnico de acordo com a finalidade de cada caso”, complementa Patrício, Doutor em Ciências Policiais pela Escuela de Carabineros do Chile.

Ele acrescenta que é um serviço acessível à população, mas que a maioria desconhece, sente insegurança e principalmente não sabe os benefícios que proporciona na resolução de qualquer caso judicial, seja ele, conjugal, criminal, civil etc. “As pessoas tem medo de expor sua intimidade. Nosso diferencial é o compromisso com a verdade, mantendo sigilo absoluto e principalmente preservando a segurança do contratante”, pontua Sewell.

Sobre o dia a dia do profissional investigador e perito, motivo de curiosidade, Patrício explica que vai muito além do que imaginam. “As pessoas pensam que passamos o dia seguindo alguém e batendo fotos. Isso é função de paparazzo. Nosso trabalho é estratégico, envolve gestão de equipes, artifícios tecnológicos e muito planejamento e dedicação”, diz.

O especialista conclui, orientando o que levar em conta na hora de contratar um investigador ou perito. “Certifique-se que ele atua em uma empresa de investigação que seja habilitada e com CNPJ cadastrado devidamente. Questione sobre a formação técnica dos profissionais, autorização na emissão de laudos, assertividade na conclusão de casos e principalmente no sigilo absoluto”, conclui.

SOBRE A SEWELL:
A Sewell é uma empresa brasileira especializada em investigações e perícias na área civil, criminal e empresarial, formada por profissionais especializados e capacitados a emitirem laudos judiciais. Há 17 anos no mercado, contabiliza mais de 2.000 casos solucionados. É liderada por Patrício Sewell, Doutor em Ciências Policiais pela Escuela de Carabineros do Chile. É referência no setor, pela autenticidade, sigilo e 100% de assertividade na resolução dos casos.

Compartilhar:

  • Data: 09/09/2013 02:09
  • Alterado:09/09/2013 14:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: KB









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados