Voa Brasil já vendeu mais de 23 mil passagens para aposentados
Programa oferece bilhetes aéreos por até R$ 200 e fortalece aviação regional com foco em inclusão de novos passageiros
- Data: 03/01/2025 16:01
- Alterado: 03/01/2025 16:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: MPOR
Voa Brasil
Crédito:Divulgação
O Ministério de Portos e Aeroportos apresentou, na última quinta-feira, um relatório detalhando os resultados do programa Voa Brasil, que desde seu lançamento em julho de 2024 já comercializou 23.187 passagens aéreas destinadas a aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O programa busca democratizar o acesso ao transporte aéreo, oferecendo bilhetes com preços reduzidos de até R$ 200.
Inclusão no transporte aéreo
O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, destacou o impacto do programa ao preencher assentos que antes estariam vazios. “Estamos preenchendo assentos que seriam suficientes para lotar 180 aeronaves”, afirmou o ministro.
Os dados do relatório apontam que os destinos mais procurados incluem as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. No total, as viagens para estados das regiões Sudeste e Nordeste lideram as preferências, correspondendo a 44% e 40,5% das passagens emitidas, respectivamente.
Como funciona o programa?
O Voa Brasil é voltado exclusivamente para aposentados do INSS que não tenham utilizado o transporte aéreo nos últimos 12 meses. Cada beneficiário pode adquirir até dois trechos por ano, sendo as passagens disponibilizadas a partir de assentos ociosos das companhias aéreas. Importante destacar que o programa não conta com subsídios governamentais; o preço reduzido reflete a oferta desses assentos que permaneceriam desocupados.
Fortalecimento da aviação regional
O secretário de Aviação Civil, Tomé Franca, ressaltou que o programa também está contribuindo para o desenvolvimento da aviação regional. Os voos partem ou chegam a 77 municípios em todo o país, com destaque para destinos como Recife (1.751 bilhetes), Fortaleza (1.741) e Salvador (1.373). Outras cidades tradicionais, como Brasília e Belo Horizonte, também aparecem na lista dos destinos mais populares.
Como participar
Os interessados devem se cadastrar no site oficial do programa: gov.br/voabrasil com uma proposta inovadora, o Voa Brasil continua promovendo maior acessibilidade ao transporte aéreo e estimulando o turismo interno.