Violeiros e Cantadores se encontram no Teatro Clara Nunes
Repentes e sons de violas serão ouvidos neste domingo (1/9) no palco do Teatro Clara Nunes. A partir das 17h um pedacinho do Nordeste estará presente em Diadema com a realização do V Encontro de Cantadores Repentistas do Nordeste. O festival, que tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, será apresentado pelo poeta Moreira de […]
- Data: 30/08/2013 18:08
- Alterado: 30/08/2013 18:08
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Crédito:
Repentes e sons de violas serão ouvidos neste domingo (1/9) no palco do Teatro Clara Nunes. A partir das 17h um pedacinho do Nordeste estará presente em Diadema com a realização do V Encontro de Cantadores Repentistas do Nordeste. O festival, que tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, será apresentado pelo poeta Moreira de Acopiara, que faz versos desde os treze anos de idade e já publicou mais de cem cordéis.
O encontro, com entrada gratuita, reunirá nomes consagrados do repente brasileiro, entre eles Geraldo Amâncio, Moacir Laurentino, Zé Viola, Raulino Silva, Fenelon Dantas, Sebastião da Silva, Chico Chagas, Paulo Pereira, Genaldo Pereira e Zé Milson Ferreira. Muitos desses artistas residem em Diadema e outras cidade do ABC e, com muito empenho, realizam trabalho de preservação da cultura nordestina.
Artistas convidados também vão participar do V Encontro de Cantadores. O poeta Erivaldo da Silva vai mostrar seus versos e o Grupo Itinem, formado por Anísio Clementino, Ellem Regina e Jaqueline Kubosky, apresentará o texto “As Fofoqueiras”, trecho do espetáculo “Encontros Encantados” de autoria de Acopiara. O espetáculo foi encenado em julho passado em São Caetano do Sul e deverá percorrer outras cidades do ABC.
Na sua quinta edição o Encontro de Cantadores Repentistas do Nordeste de Diadema integra as ações do calendário cultural da cidade. A sua realização é uma homenagem ao Dia do Repentista e do Cordelista, comemorado em 15 de agosto em Diadema. A data foi instituída por Lei Municipal 2869/2009 .
Diadema tem sua população formada por imigrantes vindos dos quatro cantos do Brasil. Estima-se que mais de 70% dos seus habitantes são de origem nordestina ou de descendentes. Segundo Acopiara a realização do festival é importante por reunir essas pessoas e não deixar esquecida a Cultura do Nordeste que é tão viva e rica. “Essa gente trouxe consigo, além dos sonhos e da vontade de vencer, sua cultura, suas paixões. De modo que esse evento é um grande presente que a cidade oferece aos seus moradores e para quem participa dele”, ressalta.
Serviço:
Teatro Clara Nunes – Rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4056-3366. INGRESSOS DEVEM SER RETIRADOS COM UMA HORA DE ANTECEDÊNCIA.