Vídeo de Dalai Lama beijando uma criança de língua circula pela internet
Líder espiritual do Tibete, de 87 anos, pediu desculpas em nota após repercussão
- Data: 10/04/2023 12:04
- Alterado: 10/04/2023 12:04
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Reprodução
Circula nas redes sociais, um vídeo do líder espiritual do Tibete, Dalai Lama, de 87 anos, puxando o rosto de uma criança para beijá-lo na boca. Nas imagens Dalai também pede para que o menino chupasse sua língua. Com a repercussão do caso, sendo um dos assuntos mais comentados e as críticos ao líder, o perfil de Dalai Lama divulgou uma nota pedindo desculpas, nesta segunda-feira (10), dizendo que foi um ato ““inocente e brincalhão”.
O caso ocorreu no fim de fevereiro, durante a visita de jovens estudantes em um templo, em Dharamshala, na Índia. A criança do vídeo fazia parte do grupo e pediu para Dalai se podia o abraçar, o espiritualista autorizou e apontou para sua bochecha, como que pedisse um beijo no local, e a criança o beijou e o abraçou.
Segundo tradução da Reuters, em seguida, Lama segura o menino, dizendo “acho que aqui também”, e dá um beijo na boca dele. “E chupe minha língua”, emendou. O menino mostrou a própria língua e se afastou, enquanto Dalai Lama ria.
Em nota
No comunicado feito pelas redes sociais do líder, dizia que ele iria se desculpar com a criança e com a família. E que, “sua Santidade costuma brincar com pessoas que conhece de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta esse incidente”.
Na integra, o comunicado foi: “Está circulando um videoclipe que mostra um encontro recente em que um menino perguntou à sua santidade o Dalai Lama se ele poderia lhe dar um abraço. Sua santidade deseja pedir desculpas ao menino e sua família, bem como a muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado. Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de forma inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta o incidente.”