ViaQuatro e ViaMobilidade promovem ações educativas para colaboradores motociclistas
Entre os dias 27 e 31, concessionárias realizarão ações em simuladores de sono e embriaguez e treinamentos de segurança com check-up de motos
- Data: 24/05/2024 17:05
- Alterado: 24/05/2024 17:05
- Autor: Redação
- Fonte: ViaQuatro e ViaMobilidade
Crédito:Reprodução
As concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que operam as linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô paulistano, promovem ações educativas e manutenção preventiva para seus colaboradores que são motociclistas entre as próximas segunda (27) e sexta-feira (31). Os profissionais participação de atividades em que serão orientados sobre segurança no trânsito. As medidas ocorrem em meio às altas de acidentes envolvendo motos nas ruas da cidade de São Paulo.
As orientações ocorrem durante o Maio Amarelo, mês em prol da conscientização pela segurança no trânsito. Em uma primeira parte da ação, todo motociclista colaborador das duas concessionárias será convidado a participar de um simulador de sono e embriaguez, a fim de compreenderem a gravidade destes riscos. Um outro momento da ação vai contar com treinamento e check-up de itens das motos, como verificação do sistema elétrico das luzes, pneus, rodas, direção e do freio, tudo gratuito.
No cronograma, as atividades com o simulador serão realizadas nos pátios da Vila Sônia (Linha 4) no dia 27, e Guido Caloi (Linha 5) no dia 28, ambos das 13h às 21h. Já os treinamentos de segurança com check-up das motocicletas acontecerão no dia 30 no Pátio Capão Redondo (Linha 5) e no dia 31 no Pátio Vila Sônia, em ambos os locais com dois intervalos de horário: das 07h às 10h e das 16h às 20h.
“Por meio de iniciativas de capacitação e conscientização, buscamos sempre reforçar entre os nossos colaboradores a importância da adoção constante de medidas de segurança. As atividades do Maio Amarelo fazem parte do calendário de ações preventivas que promovemos no sentido de incentivar boas práticas de segurança e cidadania e, ao mesmo tempo, contribuir com a redução de acidentes”, explica Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro e da ViaMobilidade Linhas 5 e 17.
Segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento de acidentes de trânsito do governo estadual, o 1º trimestre deste ano foi o mais fatal para motociclistas na cidade de São Paulo desde o início da série histórica, em 2015, quando os dados começaram a ser coletados pelo governo estadual — foram 108 óbitos nos primeiros três meses do ano. O número representa um aumento de 25,5% em relação a 2023, quando foram registradas 86 mortes de motociclistas na Capital.