ViaMobilidade faz simulado para aprimorar atendimento da operação Paese nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
Atividade visa aprimorar o atendimento aos passageiros em situações emergenciais que exigem o apoio de ônibus para prestar o serviço de transporte
- Data: 23/04/2024 16:04
- Alterado: 23/04/2024 16:04
- Autor: Redação
- Fonte: ViaMobilidade
Colaboradores das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda participam de simulado em Pinheiros
Crédito:Divulgação
A ViaMobilidade realizou nesta terça-feira (23), na Estação Pinheiros, um simulado para aprimorar o atendimento aos passageiros durante eventuais ações de acionamento da operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Segundo a concessionária, a atividade tem o objetivo de preparar o time de colaboradores para situações pontuais de emergência, nas quais a prestação de serviço de transporte por trilhos precise contar com apoio complementar de ônibus, permitindo que os passageiros possam chegar aos seus destinos.
O treinamento da operação Paese ocorreu entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim, da Linha 9-Esmeralda, incluindo também a Estação Hebraica-Rebouças no meio do trajeto. Mais de 20 colaboradores das duas linhas participaram do procedimento para a colocar em prática um plano emergencial de atendimento, com trabalhos de posicionamento de equipes de campo, sinalização, comunicação sonora, utilização de megafones e organização de filas.
A operação Paese ocorre em situações de interrupção na circulação de trens, em um trecho ou em toda a extensão da linha, por razões emergenciais ou programadas. Para a efetivação do plano, os ônibus são direcionados para o local de atendimento, após o CCO (Centro de Controle Operacional) da ViaMobilidade acionar o departamento homólogo da SPTrans ou da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), dependendo da região a ser atendida. Feito o pedido, uma quantidade determinada de veículos é deslocada às estações envolvidas na solicitação, conforme a demanda prevista de passageiros.
“O objetivo deste simulado é deixar nossas equipes mais preparadas para melhor atender e orientar nossos clientes em situações de emergência. Para cada fase, contamos com avaliadores que analisam etapas quantitativas e qualitativas do processo”, explicou o gerente de atendimento da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, Erick Nicolau.
A ViaMobilidade desenvolveu um protocolo para a operação dos ônibus, a fim de melhor atender aos passageiros, envolvendo placas e sinalizações que compõem um kit direcionador para a operação Paese, além de contemplar o posicionamento estratégico dos AAS (Agentes de Atendimento e Segurança).
O protocolo da concessionária visa coordenar as ações da estratégia para situações de contingência, tanto em interrupções programadas quanto em cenários emergenciais. Para isso, a empresa levou em consideração o tempo e a extensão da interrupção, a quantidade e as características das estações envolvidas, o viário a ser percorrido pelos ônibus e a demanda de passageiros no horário de interrupção, entre outros aspectos.
Investimentos
Além da capacitação contínua de seus colaboradores, a ViaMobilidade já investiu mais de R$ 2,9 bilhões em melhorias e modernização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda nos dois primeiros anos de concessão, que fazem parte de um aporte total de mais de R$ 4 bilhões previstos para serem investidos até o início de 2025.
A empresa já conta com 21 dos 36 trens adquiridos junto à fabricante francesa Alstom, dos quais 12 composições já estão em plena operação e as demais seguem em fase de testes operacionais antes de entrar em circulação. A concessionária também substituiu 35 quilômetros de trilhos e mais de 20 mil dormentes – madeiras entre os trilhos –, além do esmerilhamento de 131 quilômetros de via e da inspeção de 100% da rede aérea das linhas, que somam 177 quilômetros de extensão.